4 dicas para planejar um casamento gay
Planejar um casamento gay não é muito diferente de organizar um casamento heterossexual, mas existem algumas peculiaridades que os casais precisam estar atentos – das questões legais do casamento civil à organização da festa –, afinal, tudo precisa estar perfeito.
Por isso, separamos 4 dicas sobre como criar um casamento gay único, feito com muito amor e carinho. Confira!
Como Planejar um Casamento Gay, o Casamento Civil
A possibilidade de casais gays se casarem legalmente foi concretizada há pouco mais de cinco anos, com a resolução nº 175/2013 que proíbe que as autoridades cartorárias se recusem a oficializar a união de pessoas do mesmo sexo.
Esse avanço nos direitos de casais LGBT possibilitou a celebração de quase 20 mil casamentos civis homoafetivos, em todo o Brasil, até abril de 2018. O resultado dessa mudança legal é uma transição de mentalidade dos juízes de paz e dos cartórios, que dificilmente impõe aos casais gays as mesmas restrições que, no passado, dificultavam a união.
Na prática, os casais LGBT precisam fazer os mesmos procedimentos que os casais heterossexuais, se apresentando ao cartório com as certidões de nascimento e carteiras de identidades originais, comprovantes de residência original e duas testemunhas maiores de idade (que não podem ser pai e mãe).
Depois, é só esperar a confirmação do cartório e agendar a data da união civil para um prazo de até três meses.
Casamento religioso
Diferente dos casais heterossexuais, na maioria das vezes os casais gays optam por não realizarem uma cerimônia de casamento religiosa. Isso porque, na maioria das religiões, os casamentos homoafetivos são proibidos.
Nesse caso, muitos casais decidem realizar o casamento civil seguido de festa, ou realizar uma cerimônia agnóstica, celebrada por um parente ou amigo. Existem ainda algumas religiões que aceitam a homossexualidade e oficializam casamentos gays, como o budismo e a umbanda, por exemplo.
Por isso, cabe a cada casal decidir a melhor forma de realizar o casamento, e o que manda é a criatividade e as possibilidades dos noivos, ou noivas, para fazer a melhor cerimônia, religiosa ou laica.
Cerimonial
O cerimonial de cada casamento gay é sempre diferente, depende se são noivos ou noivas e se querem uma versão de uma celebração tradicional ou bem alternativa.
O casal pode optar por entrar juntos na igreja com uma música-tema diferente da usual Marcha Nupcial e pode escrever os votos um do outro. Se for um casal de homens, pode optar por um dos dois de terno e um de vestido, os dois de terno ou, até mesmo os dois de vestido. Não tem regra! Para as mulheres, vale o mesmo.
Enfim, existem muitas possibilidades, e o que importa mesmo é celebrar o amor!
Os serviços
Esse é o maior motivo de estresse na organização de qualquer casamento. No entanto, no caso de casamentos homoafetivos, é essencial escolher bem as empresas e prestadores de serviço que vão trabalhar durante a cerimônia e a festa, para não atrapalhar a cerimônia com demonstrações de preconceito que causem constrangimento ao casal e aos convidados.
Por isso, a melhor opção é buscar serviços especializados, que disponham de profissionais qualificados e que tenham experiência em organizar casamentos gays, contratar uma equipe de segurança e não se esquecer de conversar com os organizadores do evento sobre a questão.
Gostou das dicas? Se você e o seu parceiro desejarem realizar uma cerimônia inesquecível, o Sítio Quero-Quero pode ser uma excelente opção. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Você pode acessar o site www.sitioqueroquero.com.br para saber mais ou enviar um e-mail para reservasqueroquero@gmail.com.
Se você gostou de: 4 dicas para planejar um casamento gay
Veja também: Pré-Wedding: 4 ideias para ter um ensaio dos sonhos