Não é de hoje que o casamento rústico está na moda. Isso não é difícil de entender, afinal, o clima que este estilo proporciona é único.
Um ambiente rústico pode ser criado em qualquer local de eventos. Pode-se deixar o estilo evidente com pequenas pitadas dele pelo espaço. Porém, nada melhor do que escolher um sítio para se realizar um casamento rústico.
Se você ainda está avaliando as opções, vejamos cinco razões para apostar em um casamento rústico simples. Com certeza, saber destes detalhes lhe deixará convencida de que este estilo é unicamente enriquecedor.
O que é o estilo rústico?
Antes de mencionar os detalhes do casamento rústico simples, precisamos definir o que exatamente ele seria. Existe o estilo rústico chic, por exemplo, que utiliza elementos rústicos na decoração, porém incrementando itens mais sofisticados que ficam evidentes.
Neste caso, pode até ser incluída a ideia de objetos ou detalhes mais chamativos, deixando clara a intenção de equilibrar a simplicidade rústica com o tradicional requinte.
No caso do rústico simples, a ideia é simplificar: tudo fica rústico, porém é aí que está o diferencial. O casamento ganha uma beleza e charme que não são encontrados em nenhum outro estilo.
Também não podemos confundir rústico com rural. É claro que o tema rústico combina com uma festa no sítio, mas não por ser rural, e sim por conta dos elementos que combinam com a ideia.
A madeira das árvores, o verde, as flores e também o cenário livre. Tudo que existe no sítio combina com a ideia.
Aposte neste estilo
– É simples: o mais difícil no planejamento, neste caso, especificamente para a decoração da festa, sempre é o primeiro passo. Para facilitar, é bom escolher um tema e uma linha geral a se seguir em cada detalhe de seu grande dia.
Muitos casais acham que essa parte é muito desafiadora, pois pode ser difícil chegar a um consenso sobre qual será a definição de sua festa. Mas, se você se identifica com o que vê no estilo rústico e decidir optar por ele, tudo já estará embasado e será muito mais simples detalhar cada parte restante.
Se essa ideia ficou confusa, basta pensar de forma prática. Você está em dúvida sobre a cor ou desenho e letra do convite? Ainda não decidiu as flores dos arranjos, a cor das toalhas de mesa, dos tapetes e cortinas? Tudo isso será definido com base no estilo rústico, então, só precisará seguir a linha de raciocínio do que combina com o tema.
– É prático: para você ter uma noção de como existe praticidade no casamento rústico, vejamos algumas dicas práticas.
O convite, por exemplo, pode ser feito com papel craft, escrito em marrom escuro. Aposte em decorar o envelope com um laço fino de corda. Também é possível usar renda fina, ficará perfeito.
Caixotes e pallets podem ser usados como banquetas decorativas ou mesmo para colocar vasinhos de flores. A madeira de demolição também é ideal nestes casos.
Optando pelo sítio será ainda mais fácil montar tudo. As flores da estação serão suas aliadas, o verde combina perfeitamente com o branco, tons claros ou pastel, que podem ser usados para os arranjos.
Para os tecidos, opte por materiais leves e fluidos, que possam acompanhar o ritmo do vento.
Outra plantinha linda e que tem tudo a ver com a ideia rústica é a suculenta. Pequenos vasinhos personalizados podem ficar espalhados pelo local ou nas mesas e podem até servir como lembrancinhas.
Um suporte especial de madeira pode ser feito especialmente para o bolo. Ele pode ser decorado ainda com folhas, flores e lacinhos de palha.
Aposte ainda em quadros negros com mensagens de agradecimento ou recadinhos dos noivos.
– É especial: no caso do estilo rústico simples, algo bem comum é utilizar artesanato na decoração. Em muitos casos, a própria noiva, noivo ou família podem participar ativamente nesta tarefa.
É claro que há muito trabalho envolvido, mas será ótimo se você já for praticante da ideia do “DIY – Do it yourself”, ou, “faça você mesmo”. Neste caso, a experiência do casamento é ainda mais abrangente e pessoal.
Além do artesanato, a ideia DIY é válida também para outros itens de um casamento rústico simples. Em muitas festas do estilo, são utilizadas mesas e cadeiras ou bancos de madeira. Você pode optar por também fabricar tais itens, ou mesmo acompanhar de perto, escolhendo cada detalhe destes lindos móveis.
Se o local já dispuser deles, você pode ter a participação ativa na escolha de como eles podem ser revestidos, seguindo a linha já citada do tema, decidindo o que combina com o tom da madeira, por exemplo.
Obviamente, para optar por esta participação especial será preciso muita antecedência. Calcule em quanto tempo você está planejando sua festa e certifique-se de que será possível deixar tudo pronto até lá.
– É fácil: ao mesmo tempo em que o casamento rústico é bom para os que gostam de pôr a mão na massa, ele é também ideal para quem gosta de praticidade.
Como é um estilo que está em alta, existem muitos profissionais de decoração que já possuem itens específicos do tema e também especialização em como organizar tudo.
Além disso, há muito mais trabalho por trás de uma festa tradicional e cheia de detalhes requintados. A intenção do rústico é justamente simplificar. Então, contando com profissionais capacitados, seu casamento ficará belo sem que você tenha que se preocupar tanto.
– É econômico: sempre há custos envolvidos, mas como você deve ter reparado nas dicas práticas citadas, muitas coisas do estilo podem ser bem mais baratas.
Itens como pallets e caixotes são, inclusive, doados em alguns locais. Trabalhando na parte artesanal com tais objetos eles se tornam perfeitos para usar na festa.
Escolha e realize
Esperamos que estas razões tenham lhe ajudado a ver as vantagens que só um casamento rústico simples pode oferecer. Coloque em prática as dicas que citamos para usufruir destes benefícios desde já.
Leia nossos outros textos e conheça novas informações enriquecedoras. Fique à vontade para entrar em contato caso tenha mais dúvidas. Estamos à disposição.