Até chegar ao grande dia, preparar um casamento exige muito planejamento, podendo levar até mesmo alguns anos de preparação, visto que são inúmeros serviços e detalhes que precisam ser pensados. Um dos mais importantes é o fotógrafo, afinal, ele é o responsável por capturar todos os momentos da cerimônia para que eles sejam guardados para sempre. Então, para uma função tão importante é essencial contratar o melhor profissional possível, não é? Por isso, vamos te dar 8 dicas para contratar o melhor fotógrafo para seu casamento!
1 – Exija profissionalismo
Ser um fotógrafo de casamento exige muito profissionalismo e comprometimento. Imagine combinar com uma pessoa para que ela faça esse trabalho importante e, ao chegar no grande dia, ela deixa vocês na mão. É absolutamente devastador.
Portanto, a primeira dica é procurar um fotógrafo profissional. É muito legal a ideia de deixar um amigo ou um conhecido cuidar disso, mas não é algo que você quer deixar na mão de alguém que não é profissional.
Como todo profissional, o fotógrafo tem referências. Não hesite em procurá-las. Converse com outras pessoas que o contrataram e avalie o serviço. Você pode se imaginar como um chefe contratando um novo profissional para a sua empresa. Deve avaliar os currículos e portfólios, procura referências e faz entrevistas pessoais. Falando nisso…
2 – Confira o portfólio
Essa dica é básica, óbvia, mas bastante importante. Confira sempre o portfólio do fotógrafo para avaliar a sua qualidade e principalmente, sua versatilidade. Se todos os casamentos tiverem a mesma “cara” talvez o fotógrafo não seja capaz de colocar a personalidade dos noivos em cada fotografia.
Não se contente em ver apenas “as melhores” fotos. Como todo profissional, o fotógrafo irá querer destacar o melhor do seu trabalho, mostrando as principais peças. Por isso, o ideal é que você veja os álbuns prontos, para que possa avaliar como o fotógrafo conta a história de um casamento e como ele é capaz de se adaptar a festas em locais diferentes. O profissional de qualidade não irá ter nada a esconder, pelo contrário, irá ficar feliz em compartilhar com vocês os melhores momentos de seu trabalho.
3 – Converse bem com o fotógrafo antes de decidir
É preciso conversar bastante com o fotógrafo antes de decidir. O serviço será muito melhor se houver uma conexão forte entre profissional e noivos. Ele irá deixar vocês mais a vontade e as fotos irão ser mais naturais e belas.
Além disso, a conversa permite que vocês se conheçam melhor e que ele entenda o que é mais importante para vocês. É claro que ele irá sempre capturar tudo, mas sabendo as prioridades ele pode dar um pouco da sua visão para as fotos.
4 – Não leve fotos de exemplo ou referência para o fotógrafo
O motivo é bem simples, limita a criatividade. Por mais que o fotógrafo tente “esquecer”, a visão já está um pouco comprometida e viciada.
Por isso, não fique chateado se ele nem olhar. Ele vai explicar para você que não é assim que ele trabalha e que ele prefere entrar na sua festa com a cabeça limpa. Afinal, você não quer que o seu casamento tenha uma fotografia única? Confie no profissional que ele irá conseguir entregar um resultado satisfatório.
5 – Avalie bem a logística do fotógrafo
Analise bem todo o pacote do fotógrafo. O que isso quer dizer? Tem making of? Tem a parte externa? Quantas horas ele irá trabalhar durante o evento? Combine isso tudo com o profissional, para não haver surpresas no dia do casamento.
Ele irá esclarecer muito bem isso na conversa, mas pergunte para garantir que realmente não há nenhuma dúvida ou mal entendido.
6 – Marque um “test-drive”
Após conversar pessoalmente com o fotógrafo e conhecê-lo melhor, uma ótima dica é marcar uma espécie de “test-drive”. Separe um dia para você e o noivo irem ao local do casamento com o fotógrafo e fazer uma sessão de teste. Além de ser um dia divertidíssimo é uma experiência que ajuda ambos.
O fotógrafo pode conhecer melhor o local e avaliar se existe algum problema com a luz que precise ser resolvido, por exemplo. Ele irá conhecer o ambiente e assim tirar as melhores fotos. Para o profissional, evidentemente será mais fácil tirar as fotos uma vez que ele tenha conhecimento do local.
Para os noivos, é uma ótima forma de ter um gostinho do casamento, um pouco mais cedo e de maneira mais íntima, apenas os dois e o fotógrafo. Isso ajuda vocês a criar mais intimidade e irá deixá-los mais confortáveis no dia da cerimônia. É uma experiência que vale muito a pena.
7 – Garanta que o fotógrafo irá fazer o que você quer
A fotografia é uma arte. Por isso, muitos fotógrafos procuram colocar a sua personalidade e impor um tom artístico em suas fotos. Isso é ótimo, uma vez que os noivos concordem. Edições exageradas, como o uso de cores estranhas ou de contrastes fortes, podem não ser exatamente o que os noivos procuram.
A maioria absoluta dos fotógrafos nunca irá fazer isso, mas é preciso tomar cuidado com os profissionais um pouco mais aventureiros, a não ser que seja isso que você está procurando.
8 – Custo benefício
Por fim, não podemos esquecer um aspecto muito importante de qualquer fotógrafo. Ele custa dinheiro. Planejar um casamento, muitas vezes, é um desafio digno de um gerente de orçamento. Existe um limite do quanto você tem disponível, e muita coisa para gastar. O desafio é encontrar o melhor serviço ou profissional, com o melhor custo/benefício.
Mas não adianta também contratar um fotógrafo apenas pensando no quanto ele custa. Tente negociar com o seu preferido, ou realocar algum recurso de outro lugar. Se você gastar com um que você não gostou, sua impressão irá ser muito pior, já que o serviço te desapontou.
Gostou dessas dicas? Com elas você pode ter o fotógrafo ideal para capturar o casamento dos seus sonhos! E se quiser conhecer o local ideal para sua festa dos sonhos, ou fazer um test-drive, entre em contato conosco para conhecer um pouco mais!