O casamento é uma ocasião incrível e única. Um momento de pura felicidade, em que você reúne seus maiores amigos e familiares para compartilhar e celebrar a ocasião. Mas, existe espaço para alguns problemas, que podem até mesmo gerar uma situação desconfortável. Por exemplo, imagine que você está planejando a lista de casamento e só quer convidar um membro de um casal de amigos? O que você faz? Como lidar com esse momento de “saia justa”?
Preparando a lista de casamento
Já dizia alguém que: quanto mais gente, melhor. É claro que você quer compartilhar esse dia incrível com o maior número de pessoas possível. Mas, sendo um pouco mais realista e pensando na logística da festa e da cerimônia, fica claro que isso não é possível. Não existe espaço para todo mundo e, convenhamos, cada pessoa também agrega um custo maior para a festa.
Ou seja, é preciso fazer alguns cortes. É horrível, mas é a realidade, nem todo mundo vai poder estar lá para comemorar com você.
Então, fica aquela questão, você quer apenas convidar um membro de um casal. Digamos que você quer convidar uma amiga, mas não tem muita intimidade com o namorado dela, ou eles estão namorando há pouco tempo. E aí?
Bom, existem diversas formas de abordar essa questão, dependendo do seu grau de intimidade com a sua amiga e do status do relacionamento dela com o namorado. Se ela for muito sua amiga, há bastante tempo, a verdade é sempre a melhor opção. Deixe claro que existe uma limitação logística para a quantidade de pessoas na festa e na cerimônia. Se houverem mais amigas que não irão com os namorados, melhor ainda, pois você pode deixar claro que não é a única passando por esse problema.
Se for um casal mais velho, ou que está junto há mais tempo, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas. Existe a questão da reciprocidade, que pode ajudar a resolver alguns problemas. Por exemplo, sua amiga quando casou convidou você e seu namorado para o casamento? Se a resposta é sim, e o casamento tem proporções semelhantes, você talvez não tenha muita opção. Caso a resposta seja não, então você também não precisa convidar ele para o seu.
Lidando com a obrigação
Mas, vamos falar a verdade aqui, muitos convites no casamento ocorrem apenas, ou principalmente, por obrigação. Seus pais fazem você convidar os amigos dele, você precisa convidar um pessoal do trabalho, que provavelmente inclui mais gente que você iria querer e por aí vai. E aí? Como a noiva lida com essa obrigação?
É difícil, mas às vezes você não tem opção. Por exemplo, se os pais estão pagando a festa eles têm o direito de convidar quem quiserem e você tem que aceitar, não existe muito o que fazer.
No caso da amiga e do namorado, às vezes você tem que lidar com a obrigação e chamar ambos os membros do casal.
Desarmando confrontos
Então, você não chamou e aí?
Na maioria das vezes as pessoas vão deixar para lá, especialmente se o namorado da amiga não conhece você muito bem, nem ele, nem ela vão ligar muito e está tudo bem. Mas, de vez em quando, aparece alguém que vai reclamar, e aí? O que você faz?
Resolução de confrontos! Coloque um sorriso e explique o motivo de que o membro do casal não foi convidado. Explique que existe uma limitação, que não é possível que todos estejam lá. Explique que tem outras pessoas passando pela mesma situação, e que você lamenta, mas que é assim que precisa ser.
Uma boa dica é não desconversar e muito menos mentir. Pode ser muito tentador dizer que o “convite ainda não foi” ou que “foi perdido na hora da entrega”, mas isso é uma receita para o desastre. Se você não quer convidar, é melhor dizer logo, mas é claro que com jeitinho né.
Mas quer piorar ainda mais a situação? Imagina que o casal mandou um presente para você? Em nome de ambos. E aí? O melhor a fazer nesse caso é ligar imediatamente e verificar o tom da conversa. Se foi apenas uma gentileza, siga adiante, mas pode ser que ambos estejam realmente chateados de não terem sido chamados. Aí, cabe a você decidir se vale a pena convidá-lo ou não.
Contando com a discrição
A maioria desses problemas, na verdade, ocorre antes do casamento. Uma amiga pergunta porque o namorado não foi convidado, ou fala que o namorado de fulana foi mas o dela não, e é criada essa situação estranha. Então, conte com a descrição de todos no momento de enviar os convites.
Entregue os convites separadamente, especialmente em casa, e se houver um motivo especial por não convidar uma pessoa específica, peça discrição aos outros convidados.
Além disso, procure tratar a pessoa com um certo respeito. Você pode “se adiantar” ao problema e convidar o casal para jantar. Procure tratar a situação com bom humor, brincando que sua sogra ou sua avó obrigou você a convidar muito mais gente do que você queria. Por isso você chamou ela para jantar, para explicar e mostrar que ela é importante, mas que infelizmente não deu. Isso é mais que o suficiente para resolver o problema, se a pessoa for conhecida.
Mas, existe uma situação ainda mais estranha. E se a noiva ou o noivo tem uma “história” com o membro do casal. E aí? A situação é ainda mais estranha. Tipo no episódio de FRIENDS. Você lembra, ou já viu?
Uma das primas da Mônica e do Ross vai casar e só convida ele, e não ela. A Mônica, bem daquele jeito dela de buscar confronto, fica o episódio inteiro tentando entender o motivo de não ser convidada. No final, todos descobrem que ela teve um caso com o noivo. A situação é tão estranha que ela vai embora. A noiva lidou bem com esse processo? Não né? Será que se ela tivesse falado a verdade com a Mônica não seria melhor? Até mesmo o membro mais “cabeça dura” da série iria entender e o problema seria resolvido antes mesmo de começar.
E, por fim, vamos ser bem honestos. Você vai chamar TODO mundo? A resposta provavelmente é não, porque isso é impossível. Então, lamento dizer, mas alguém vai reclamar. Alguém vai ficar chateado e não gostar de não ter sido chamado ou de você não ter chamado outra pessoa. Isso é parte do casamento. Então, relaxa, e faça as coisas do jeito que você acha melhor.
O que você achou dessas dicas? Já sabe melhor como lidar com essa situação? Então, se quiser conhecer o lugar ideal para a sua festa e cerimônia, entre em contato conosco e conheça mais!