Confira tudo o que você precisa saber quando o assunto é a trilha sonora do seu amor.
Sem dúvida nenhuma a música certa faz com que qualquer momento fique ainda mais especial. É por isso que a escolha da trilha sonora é crucial para qualquer casal que está planejando o seu casamento.
Indo dos clássicos até as canções pop, as possibilidades de repertório são vastas, o que acaba enchendo a cabeça dos noivos de dúvidas.
Nesse artigo nós vamos dar 5 dicas infalíveis para você se guiar durante essa decisão tão importante!
Músicas durante a cerimônia
A tarefa primordial é definir quais serão as músicas para a cerimônia religiosa. Essa escolha é determinada, sobretudo, pelo roteiro da celebração, que pode variar de acordo com a religião em que será celebrada. O casal também pode optar por não ter o rito religioso, fazendo apenas a cerimônia civil do matrimônio.
Só depois de ter em mente qual será o seu roteiro você poderá passar para a fase de seleção das músicas. O roteiro padrão é composto por cerca de nove músicas.
- Música para a entrada do noivo
- Música para a entrada dos padrinhos e pais
- Música para a entrada de damas e pajens
- Música para a entrada da noiva
- Música para a entrada das alianças
- Música para a troca de votos
- Música para os cumprimentos
- Música para as assinaturas e saída dos noivos
- Entrada dos noivos no salão de festas
Comece as buscas se baseando nessa sequência básica e altere de acordo com a sua necessidade. Agrupe por estilos: por exemplo: a entrada do noivo, padrinhos e pajens pode ser algo mais leve e alegre; já a entrada da noiva e dos pais carrega mais emoção, sendo um dos momentos mais aguardados, então seria ideal algo mais comovente e carregado de significado. Converse com os profissionais que você contratar, para que ele consiga optar por músicas que realcem o melhor de cada momento.
O dia é de vocês!
Muitos casais se sentem compelidos a fazer o máximo para organizar uma festa que seja agradável para os familiares e amigos, e, com isso, acabam deixando de lado os próprios desejos e preferências.
Não se esqueça de que esse dia é de vocês! Então na hora de escolher as músicas, leve em consideração apenas o gosto pessoal, qual o estilo de casamento vocês buscam, quais as trilhas que tocam o casal e que marcaram o relacionamento.
Busque por referências e inspirações que estejam de acordo com a ideia que você tem da sua cerimônia e crie uma ótima base de dados. Assim, quando for contratar os músicos, suas preferências estarão claras e eles conseguirão elaborar uma lista de acordo com o que você espera.
Uma lista clássica pode parecer mais segura, mas saiba que o toque individual dos noivos é que faz uma cerimônia se tornar inesquecível.
Tenha o controle do tempo
Um critério básico de seleção é ter em mente o tempo que demanda cada parte da cerimônia, desde a entrada dos noivos até o final da cerimônia. Tendo isso em mente, selecione músicas cujo refrão ou parte principal se encaixe com facilidade nos seus parâmetros.
Esses detalhes podem ser facilmente solucionados com quem vocês contratarem para a sonoplastia da cerimônia, seja com um cantor, banda ou até mesmo DJ.
Banda ou DJ?
E falando em sonoplastia, durante a recepção sempre há essa questão: o que valerá a pena contratar uma banda ou um DJ? Qual irá se encaixar melhor no meu casamento? Nesse caso definitivamente não há resposta correta.
Pode ser até mesmo que você tenha que contratar os dois, cada um para um momento do dia: um conjunto de músicos ou instrumentistas para embalarem a cerimônia religiosa e um Dj para animar todos ao longo da duração da festa.
O importante aqui é encontrar profissionais que estejam em sintonia com o casal, dispostos a ouvir as demandas e oferecer as melhores opções. Lembre-se de confirmar com os profissionais quantas horas você está contratando e informações sobre o repertório para não ter surpresas desagradáveis.
Além disso, é fundamental que você não deixe essa busca para última hora e assim não correr o risco de não haver disponibilidade para a data escolhida para o enlace.
A letra do amor
Um detalhe muito pequeno, mas que já pegou muitos noivos pelo pé é o significado da letra das músicas tocadas durante o matrimônio.
Um músico inexperiente pode optar por uma canção em outro idioma que, à primeira vista, pode soar muito tocante, mas que na realidade não significa nada do que você está imaginando!
Pesquise e conheça muito bem todas as melodias escolhidas, para evitar gafes e desconfortos na presença dos seus convidados.
Solte a voz!
Isso mesmo! Por que não homenagear o seu amor cantando? Se você tem uma boa voz ou já tem experiência com canto, essa é uma oportunidade única de emocionar todos os presentes!
Sabemos que não é fácil deixar a timidez, mas é uma das surpresas que mais comovem em casamentos. Caso você saiba cantar, mas esteja insegura de fazer isso durante a celebração do casamento, você pode optar por fazer durante a festa, por exemplo, onde você estará mais relaxada e confiante.
O espaço pode ajudar
Após estabelecer todos os objetivos e preferências, lembre-se de visualizar no espaço onde será a festa como é a acústica do local e como aproveitá-la ao máximo. Um casamento no campo, por exemplo, pode gerar alguns transtornos caso o local não tenha o suporte adequado para oferecer aos músicos.
No Sítio Quero Quero há uma estrutura completa para a sua festa, com uma grande área coberta e montada para abrigar a banda ou dj da sua escolha, oferecendo com charme e delicadeza toda a segurança que você precisa.
São esses detalhes que fazem toda a diferença no grande dia, diminuindo, ao máximo, transtornos e imprevistos. Organizando com antecedência você e seu amor só terão em mente um ao outro na hora de celebrarem o amor!