Conheça as flores mais usadas pelos floristas em casamentos em 2021.
As flores são o principal elemento da decoração de um casamento, sendo responsável por transmitir o estilo, a beleza e a personalidade da cerimônia.
Encontrar os arranjos perfeitos para o seu grande dia requer muita pesquisa, ajuda profissional e dedicação!
E como hoje as flores naturais são as mais pedidas do momento, nesse artigo nós vamos te contar quais são as opções que não podem deixar de faltar na celebração do seu amor!
Estação do ano e a escolha das flores
A primeira coisa a se fazer na escolha das suas flores é verificar quais são as flores da estação.
De acordo com a época do seu casamento, algumas espécies que você gosta podem estar fora de época, o que aumenta o seu preço consideravelmente.
Isso não significa que você não poderá ter as flores que mais gosta na sua decoração.
Mas incluindo mais volume de alguns tipos que são da temporada juntamente com as suas preferidas você conseguirá uma linda decoração sem gastar muito mais por isso.
Flores, cores e estilos
Ao escolher as flores que usaremos na cerimônia devemos levar em consideração diversos fatores, principalmente na sua combinação com o casamento em si.
Ou seja, a sua decoração de flores deve condizer com o estilo da sua cerimônia, paleta de cores escolhida e com o local onde será realizado o evento.
Por exemplo, caso você opte por um casamento no campo, com mobiliário rústico e um vestido menos elaborado, a sua cerimônia pedirá arranjos com cores mais neutras e arranjos artesanais.
Lembre-se de conversar muito com o seu florista sobre como você visualiza a cerimônia, qual o estilo combina mais com a sua personalidade e preferências pessoais.
A partir daí vocês poderão traçar um plano estratégico para selecionar as melhores opções.
Gipsofila (chuveirinho)
A queridinha dos casamentos não pode faltar na sua lista!
Muito conhecida como “chuveirinho” ou “mosquitinho”, a gipsofila é ótima para a elaboração de arcos, buquês e arranjos de mesas.
Além de ser muito barata, ela é ótima para servir como base dos arranjos, dando volume e preenchendo espaços vazios, sendo uma espécie que não pode faltar na sua lista.
Lírios
Os lírios são românticos, delicados e presença garantida na maioria dos casamentos.
A sua grande vantagem é a versatilidade, já que você pode utilizá-lo desde casamentos mais sofisticados até os mais minimalistas.
Nesse caso, a cor dos lírios é que fará com que ele combine com a cerimônia, sendo o branco o mais clássico.
Entretanto se encontra no mercado uma grande gama de cores de lírios, o que permite que você tenha um que combine com a sua paleta de cores, caso seja fã dessa flor.
Rosas
As rosas são o símbolo do amor, quem nunca sonhou em receber um buquê de rosas que atire a primeira pedra!
Não é à toa que são presenças marcantes nos casamentos, principalmente no buquê da noiva.
Entretanto, elas podem sim ser utilizadas na decoração como um todo, principalmente em disposições mais firmes, como os arranjos de mesa.
O seu preço de mercado é relativamente acessível e dependerá muito da época e da cor dos espécimes, mas nada que impeça de adquiri-las.
Principalmente em casamentos mais clássicos e românticos, as rosas, sem dúvidas, não poderão faltar na sua decoração.
Hortênsias
As hortênsias são flores muito perfumadas que são cultivadas em regiões de clima temperado e subtropical, principalmente no sul do Brasil, onde é possível encontrá-las, inclusive, naturalmente adornando as regiões de serra.
Como é uma flor bojuda e vistosa, ela é uma ótima pedida na hora da decoração matrimonial, complementando a disposição e preenchendo espaços vazios.
São ótimas para casamentos mais românticos e em decorações com um estilo mais natural e artesanal. Vale a pena conferir!
Tulipas
As tulipas são flores charmosíssimas, que agregam elegância e beleza ao ambiente.
São plantas de clima frio, logo, uma escolha excelente para as noivas que estão com o seu enlace amoroso programado para os meses de outono e inverno.
Se você optar por uma decoração marcada pela presença dessa flor, evite marcar a data do grande dia entre os meses de outubro e fevereiro.
Além dos preços exorbitantes, as flores não terão o mesmo viço, visto que não resistem a altas temperaturas.
O principal produtor no Brasil é o estado de São Paulo, com destaque para a cidade de Holambra, conhecida pela colonização holandesa e produção centenária dessa flor.
Dica bônus: opções não óbvias
Listamos as flores mais tradicionais, acessíveis e versáteis para serem utilizadas no grande dia.
Vamos agora ver algumas opções não tão convencionais para sua decoração.
Uma flor nada convencional, mas que veio para ficar no mercado matrimonial é o girassol.
Cada vez mais ele vem sendo utilizado em celebrações mais despojadas, principalmente naquelas feitas em um ambiente rústico e ao ar livre, como em um casamento no campo.
Ele pode ser utilizado no buquê, em decorações de mesa e até mesmo no caminho para o altar.
Se você é uma noiva que ama a natureza e pensa em um evento com o estilo rústico, o girassol certamente é uma ótima opção.
A lavanda, muito conhecida por suas propriedades aromáticas, pode ser utilizada em arranjos decorativos campestres, juntamente com a gipsófila.
Outra flor que pode ser levada em consideração é a protea.
Se você busca um casamento estilo boho chic durante o outono, essa flor será sua melhor amiga!
Ela possui uma aparência exótica com tamanho e formas inesperadas.
Suas cores variam entre o branco e o marsala, a paleta perfeita de uma cerimônia boho.
Apesar de fugir da imagem estereotipada de delicadeza e fragilidade das flores, a protea é de uma beleza incomparável.
Bruta, imponente e belíssima, dependendo do tamanho, uma única flor já se torna o centro de um arranjo inteiro. Vale a pena conferir.
Converse com seu florista sobre as melhores combinações e tenha sempre algumas referências em mente!
Muito mais do que beleza, busque por flores que realmente transpareçam a personalidade do casal e que transmitam a mensagem que vocês pretendem passar na cerimônia.