
O casamento no campo, antes conhecido como “casamento americano”, está se espalhando cada vez mais no Brasil: casar em um canto do mundo rico em significados, caracterizado por um cenário natural de beleza autêntica é um desejo comum a muitos casais.
Antes de organizar um casamento no campo, no entanto, alguns elementos devem ser levados em consideração, sendo a acessibilidade dos convidados um deles.
Nesse artigo, o Sítio Quero-Quero vai trazer algumas dicas de como melhorar a acessibilidade e promover a todos uma excelente experiência nesse dia tão importante.
Organização e planejamento
Há muito a se considerar ao planejar um casamento, de flores a comida, de bebida a decoração.
Mas há algo muito importante que não falamos com tanta frequência: a acessibilidade durante a cerimônia de casamento.
Uma realidade surpreendente quando nos lembramos que um em cada dez brasileiros têm algum tipo de deficiência física ou mental.
É possível que na sua lista de convidados, ou até mesmo o noivo ou a noiva, possuam algum tipo de necessidade especial.
Portanto, devemos verificar sempre no planejamento se o espaço do seu evento possui acessibilidade em suas especificações.
Antecipe as necessidades dos seus convidados no convite
Todos nós conhecemos o ditado sobre fazer suposições. Para evitar qualquer momento de constrangimento ou falta de comunicação, é sempre melhor liderar com transparência.
Permita que os convidados falem por si mesmos em seu convite, perguntando sobre restrições alimentares e acomodações especiais.
Um exemplo é: “Mal podemos esperar para compartilhar nosso dia com você. Avise-nos se tiver restrições alimentares ou se precisar de acomodações especiais”.
Você pode incluir também um canal no site do seu casamento para seus convidados confirmarem a presença no evento.
Além de facilitar o controle da quantidade de convidados, é possível colocar a pergunta sobre as necessidades especiais que cada um deles possa ter.
Informe os profissionais contratados
A principal coisa que você precisa ter certeza de fazer, especialmente se a noiva ou o noivo tiverem uma deficiência, é informar aos profissionais que serão contratados, principalmente ao buffet, fotógrafo e ao local onde será realizado o evento.
A comunicação aberta permitirá que o fotógrafo capture belas fotos de convidados ou recém-casados.
Já no caso do buffet, deve ser informado no momento da contratação caso haja a necessidade de opções especiais, como alimentos sem lactose, glúten ou mesmo a opção vegan.
No momento de escolher o local é importantíssimo verificar se ele possui áreas com acessibilidade que permitam fácil mobilidade dos convidados pelo ambiente.
Outra questão importante será informar os músicos ou a banda caso na sua lista de convidados possua pessoas com alguma deficiência cognitiva que os deixe sensíveis a luzes e sons.
Algumas pessoas que estão localizadas no Transtorno do Espectro Autista, são extremamente sensíveis a sons altos e música alta.
Nesses casos, é interessante buscar deixar em um volume um pouco mais baixo, podendo até ser melhor para os convidados conversarem e confraternizarem entre si!
Demonstrar esse carinho e cuidado com os convidados é essencial para que o seu casamento seja sempre relembrado com delicadeza!
A inclusão é necessária tanto para criar um ambiente confortável como para garantir que todas as pessoas importantes para o casal consigam comemorar de forma especial.
Certifique-se de que seu local esteja acessível.
Uma das melhores medidas a tomar é ligar para o coordenador do local para ver quais opções eles têm para hóspedes com deficiência.
Mais do que já possuir as modificações necessárias na estrutura, a boa vontade e o cuidado da empresa com as suas necessidades deve ser um fator decisivo no momento de escolher o espaço a ser locado para o evento.
Aqui estão alguns pontos que podem ser questionadas no momento da contração:
Entrada / Saídas
- O local do seu casamento tem rampa de acesso para entrada e saída acessíveis?
- Os degraus e/ou escadas têm opções acessíveis para quem precisa deles? Por exemplo, um convidado seria capaz de acessar uma varanda ou jardim externo?
Portas / elevadores
- Existem abridores de porta automáticos e/ou botões “Abrir e fechar”?
- Existem elevadores funcionando? Além disso, o atendente da equipe resolverá um problema caso surja no elevador?
Facilidades
- Banheiros: as cabines são grandes o suficiente para uma cadeira de rodas motorizada e há barras de apoio na cabine?
- Jantar: Do jantar servido ao open bar, todos os convidados e participantes do casamento têm acesso a alimentos e bebidas?
- Assentos inclusivos: Seus convidados poderão desfrutar de suas refeições em suas cadeiras? Existe espaço na mesa?
- Necessidades do cuidador: As circunstâncias individuais variam, mas o convidado precisa estar acompanhado por um cuidador ou acompanhante?
- Tecnologia: Esteja atento aos pedestais de microfone ajustáveis para ajudar a acomodar as diferentes alturas dos convidados e sua mobilidade.
No Sítio Quero-Quero, além de um belíssimo espaço para realizar sua cerimônia, você tem todo o suporte necessário para adaptar seu evento, caso seja necessário.
Acesse nossa página e veja tudo o que o esse espaço pode oferecer ao seu casamento.
Considere as deficiências que nem sempre podemos ver
Sabemos que nem todas as deficiências são óbvias à primeira vista. Os participantes convidados podem ser portadores de deficiências médicas, visuais ou auditivas. Se necessário, considere os seguintes sistemas de suporte para garantir que cada hóspede aproveite o seu dia especial:
- Se você estiver transmitindo ou compartilhando um vídeo em seu evento, considere a possibilidade de legendas.
- Você pode precisar contratar um intérprete para os discursos de casamento. Certifique-se de que estão visíveis para o público.
- Divulgue o uso da fotografia com flash para aqueles que podem ser sensíveis a luzes brilhantes ou que piscam.
- Se você estiver organizando eventos externos, pergunte sobre as opções para pessoas com deficiência.
- Considere o envio de convites de casamento acessíveis com fonte maior para seus convidados.