O casamento é uma das tradições humanas mais antigas e também o grande sonho de muitos casais. Entretanto, cada vez mais os casais têm deixado de lado o desejo de celebrar a união em festas de grande porte e optado por outros formatos de cerimônias, como o Mini Wedding. Acompanhe o artigo a seguir e conheça mais sobre essa tendência.
Já imaginou uma festa de casamento com no máximo 100 convidados? Pois é, elas já existem e caíram no gosto dos casais, seja na tentativa de poupar um pouco mais, ou buscando estar mais próximo de quem realmente importa, cada vez mais os noivos têm optado pelo Mini Wedding, em outras palavras, um casamento para poucos convidados.
As motivações para optar por uma festa de casamento no estilo Mini Wedding são muitas, mas, a principal, é a proximidade que se tem dos convidados, não só no sentido de poder dar mais atenção a eles no grande dia, mas também no sentido emocional com que os noivos se relacionam com essas pessoas. Sem contar que esse clima mais intimista deixa os noivos muito mais à vontade para curtir ao máximo esse dia único.
Mas, não se engane, isso não quer dizer que a cerimônia não possa ter requinte e sofisticação. Um bom exemplo disso foi o casamento da modelo Isabeli Fontana com o músico Di Ferrero. Eles optaram por um mini wedding para 40 convidados em um resort nas Ilhas Maldivas.
Quanto custa um casamento Mini Wedding?
O maior mito a respeito do Mini Wedding é acreditar que ele é mais econômico. É lógico que os custos vão variar muito de casal para casal, e obviamente o fato de ter menos convidados diminuirá alguns custos, como o buffet, por exemplo, que é cobrado o valor por pessoa.
Mas, é preciso lembrar que vários outros itens têm um preço fixo independente do número de convidados, como decoração, vestido da noiva, serviços de foto e filmagem, iluminação, som e etc.
Por isso, o valor é relativo e varia de casal para casal, uma festa Mini Wedding de alto padrão pode sim se assemelhar em valores a uma festa de casamento de grande porte, mas, com menos qualidade. Da mesma forma que um casal que opte por um Mini Wendding mais simples, oferecendo uma recepção com um brunch ou um coquetel na casa de parentes, ou em sua própria casa, pode sim economizar muito.
O mais legal do Mini Wedding é que ele pode ser adaptado de forma a melhor atender o gosto e o bolso dos casais. Sem falar que, fazendo uso da criatividade, dá para surpreender os convidados e economizar. Um exemplo são os convites e lembrancinhas que podem ser confeccionados pelos próprios noivos ou por seus familiares e é o tipo de ação que tem tudo a ver com a proposta de um casamento Mini Wedding.
Lista de convidados
Um Mini Wedding, é mini mesmo no quesito convidados. A festa pode ter, no máximo, 100 convidados. E isso tem uma razão, que é justamente ser uma cerimônia mais intimista, com a presença de pessoas que conheçam os noivos, que acompanham a sua história e que façam parte da vida desse casal de alguma forma.
Por isso, é um equívoco achar que será fácil definir a lista de convidados. Casamento envolve família, não uma, mas duas, o noivo e a noiva precisaram decidir uma lista restrita de convidados, o que pode incluir deixar familiares distantes de fora. Por isso, logo após o noivado, quando os noivos se decidirem por uma cerimônia Mini Wedding, é importante comunicar as pessoas a respeito da escolha, para que ninguém fique na expectativa de ser convidado e se frustre.
Fornecedores
Como já mencionamos, um casamento Mini Wedding precisará de todos os serviços contratados para qualquer outra cerimônia. Entretanto, vale a pena buscar fornecedores que já trabalhem com eventos desse tipo e entendam a proposta do Mini Wedding, que é proximidade, aconchego e acima de tudo a cara dos noivos.
Vale a pena contratar um serviço de cerimonial para auxiliar no planejamento e execução da festa, garantindo que tudo saia perfeito. Embora, seja uma festa para poucas pessoas o Mini Wedding dá tanto trabalho quanto qualquer outro casamento, e empresas que prestam o serviço de cerimonial contam com experiência para organizar eventos, além de possuírem conhecimento a respeito dos fornecedores mais indicados para esse tipo de festa.
Local
O local é a escolha mais importante para um casamento Mini Wedding, porque é ele quem dá o tom da festa. Um casamento Mini Wedding pode ser feito em restaurante, em casa, numa praia, no campo. O que importa é que o local escolhido transmita aos convidados uma atmosfera de proximidade, de confraternização e intimidade. Por isso, a regra de ouro do Mini Wedding é não escolher locais muito amplos que possam dar a sensação de vazio.
Tendo bastante atenção quanto a isso, o número reduzido de convidados de um Mini Wedding torna viável a realização do casamento em locais diferenciados como praias, chácaras, sítios, podendo, inclusive, até estender a celebração por um final de semana, pois há locais para eventos que oferecem serviço de hospedagem para os noivos e convidados, além de possuírem uma programação diferenciada para divertir os convidados como spas e passeios a cavalo.
Embora seja viável realizar o Mini Wedding em locais diferentes, é importante observar, principalmente quando for ao ar livre, se o local escolhido atende todas as necessidades para que o casamento ocorra perfeitamente. Detalhes como estrutura para variados tipos de buffet, estrutura para celebração da cerimônia e festa, ambiente para fotos e a limpeza do local devem ser observados.
É indicado também, no caso de Mini Weddings que ocorram em locais mais afastados, como sítios e chácaras no interior e até mesmo em praias, que os noivos priorizem realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, a fim de evitar que os convidados precisem ficar se locomovendo.
Se você ficou interessada no formato de casamento Mini Wedding e gostaria de realizar a sua cerimônia em um belo sítio ao ar livre, entre em contato e conheça o nosso espaço.
Se você gostou de: Mini Wedding – Tudo o que você precisa saber sobre essa tendência
Veja também: Destination wedding no Brasil, vale a pena?