Quando pensamos em uma festa de casamento logo lembramos de diversos detalhes de suma importância, o buffet, o bolo e os típicos docinhos que tanto alegram a cerimônia sempre estão dentro dos assuntos mais falados no momento de organizar o evento.
Ao pensarmos em uma festa de casamento no campo, existem algumas matérias-primas que harmonizam melhor com o ambiente, possibilitando que o evento matrimonial seja ainda mais belo.
Confira a seguir dicas sobre o bolo de casamento perfeito, doces típicos, quantidades que devem ser adquiridas e disposições que ficarão perfeitas, de acordo com aquilo que os noivos tanto sonharam.
- Bolo de casamento: como escolher?
O bolo tem um papel muito importante em uma festa de casamento, ele é uma figura de destaque e atualmente existem diversas formas de apresentação desse coadjuvante que só perde seu estrelato para os noivos. Quando o evento ocorrer em um ambiente campestre, vale tomar alguns cuidados:
- Temperatura: Se seu casamento for realizado durante o dia, a temperatura é um elemento importante a se levar em conta, pois com sensações térmicas muito elevadas, o bolo pode literalmente derreter ou ainda ter suas propriedades alteradas, impactando em seu sabor ou textura. Por isso, pesquise antes de escolher, busque saber como é o clima do local e converse com o confeiteiro que cuidará do bolo, podendo auxiliar-lhe na escolha de materiais mais apropriados.
- Transporte: Outro ponto importante se relaciona ao transporte do bolo, quando realizada a festa de casamento no campo, muitas vezes são escolhidos locais um pouco mais distantes da cidade, então durante o percurso pode ser que o bolo “sofra” no caminho e acabe desmoronando.
Para evitar este tipo de dissabor investigue a possibilidade de o confeiteiro montar o bolo no próprio local da festa, bem como procure saber se a propriedade onde a festa será realizado tem ambiente que permita o manuseio dos alimentos.
- Decoração do bolo: O topo do bolo com enfeites mais rebuscados via de regra fazem parte de casamentos mais tradicionais, para casais mais modernos que principalmente farão sua festa matrimonial no campo, uma boa saída é decorar a parte superior e laterais do bolo com flores comestíveis e frutas. Tal opção permite um estilo mais despojado de apresentação alegre e que agrega muita beleza e encanto à cerimônia.
- Onde colocar o bolo?: Por ser uma figura indispensável em qualquer evento, principalmente em uma festa de casamento, o bolo deve ser colocado em um local apropriado para que fique bem acomodado e possa ser admirado pelos noivos e convidados. Atualmente tem estado na moda reservar uma mesa para que o bolo fique sozinho, este cantinho do bolo pode ser decorado ou não com docinhos a sua volta, ficando totalmente à critério dos noivos.
Atualmente existem diversos estilos de bolo, como por exemplo os naked cakes, que tem estado em alta, não possuindo coberturas como costumeiramente vemos, o principal diferencial deste bolo é que é possível ver seu recheio, e em sua essência, ele combina com um casamento mais simplista e despojado, harmonizando com cerimônias campestres.
Mas se você é fã de bolos estilo àqueles da família real britânica, com a tradicional técnica de Joseph Lambeth, você também poderá tê-lo em sua festa de casamento no campo, basta ficar atento à sua conservação.
- Docinhos típicos de casamento:
Além do bolo de casamento, a variedade de doces que fazem parte de festas de casamento é muito extensa e encantam todos, por sua beleza e sabores que costumam agradar a todos que vão à festa. Entre os docinhos mais típicos temos:
- Macarons: Estes tipo de docinho veio para ficar no Brasil e tem marcado presença em festas de casamento. Por possuírem um estilo bastante alegre devido suas cores bastante chamativas encantam e embelezam qualquer mesa.
- Cupcakes: Sim, os cupcakes ainda são os queridinhos nas festas de casamento! O bom destes bolinhos é sua imensa variedade, dá para ousar em sabores, texturas, coberturas e até mesmo enfeites, dá para personalizar de acordo com o gosto do casal.
- Bem casados: Este é uma figura com presença marcada em qualquer festa de casamento, muitos noivos usam até mesmo como lembrancinha da festa, tendo em vista o fato de agradar todo mundo por sua massa bem macia e seu recheio costumeiramente de doce de leite, uma verdadeira tentação!
- Camafeu de nozes: É uma opção perfeita para quem gosta de doces finos e requintados. O camafeu é composto basicamente de nozes, leite condensado, açúcar e ovos. Sua apresentação comporta variedades, podendo ser colocado em copinhos ou naquelas tradicionais forminhas de doces.
- Brigadeiros e Beijinhos: “Simples e encantadores” – esta certamente é uma boa descrição para estes docinhos tipicamente brasileiros que agradam boa parte das pessoas. Para eventos matrimoniais, os docinhos ganharam novo estilo e podemos encontrá-los com alguns diferenciais, com uma massa mais gourmetizada e coberturas que fogem do tradicional granulado ou coco ralado.
Em festas de casamento no campo, é possível ousar quando o assunto for brigadeiros e beijinhos, apostando em coberturas coloridas, e em sabores como: avelã, banana, abacaxi, limão, morango entre muitos outros.
O fato é que este tipo de docinho não pode faltar em nenhuma festa, seja ela de casamento ou não.
Como calcular a quantidade de doces para a festa?
Após decidir quais doces irão compor a mesa do evento, outro desafio surge: saber quantos docinhos pedir para a festa de casamento, certamente esta não é uma tarefa nada fácil, e requer cuidado para não cometer excessos e nem mesmo pecar pela falta.
Via de regra, os fornecedores indicam que os noivos peçam entre cinco a seis unidades por cada convidado. Por exemplo: se 200 pessoas vão à festa e você encomendar cinco docinhos para cada, terá mil doces no total, geralmente esta quantidade é suficiente.
No entanto, deve ser levado em consideração o tamanho de cada docinho, então é primordial que os noivos provem e se certifiquem sobre as características.
Ao realizar uma festa de casamento no campo é de suma importância que o casal verifique todas as estruturas do local onde será realizado o evento, este tipo de atitude evita dissabores, pois assim os noivos poderão se certificar de todas as instalações que o ambiente dispõe.
No caso do Sítio Quero-Quero, os noivos e convidados podem usufruir de um amplo espaço capaz de abrigar mesas de doces e até mesmo estruturas próprias para que seja colocado o bolo de casamento, o que deixa a festa ainda mais bonita, refletindo a personalidade dos noivos.
É primordial que os noivos experimentem os doces e quitutes que serão servidos no casamento, assim eles poderão ter certeza do padrão de qualidade daquilo que fará parte de um dos momentos mais especiais da vida dos pombinhos.