Cada vez mais noivas estão abrindo mão dos tradicionais salões fechados para se casarem no campo, em sítios próprios para a realização de eventos. Já falamos por aqui sobre quantas vantagens essa opção traz e como o contato com a natureza pode deixar o grande dia ainda mais especial. E um recurso incrível para incrementar a decoração são os arcos de flores. Separamos alguns modelos para você se inspirar e escolher o seu!
Contorno do altar
Existem vários pontos em que o arco de flores pode ser inserido para incrementar a decoração. O mais comum é colocá-lo atrás do altar. Mas, mesmo habitual, continua sendo uma ótima sugestão! Primeiro porque, estando nessa posição, ele terá destaque, os convidados e os próprios noivos vão poder apreciar essa estrutura por mais tempo, fazendo valer cada centavo do investimento!
Além disso, essa é a posição que mais favorece a obtenção de fotos incríveis! É como se os noivos e o cerimonialista estivessem dentro desse arco, ele acaba se tornando uma moldura natural para as imagens. E se você decidir se casar ao pôr-do-sol, a luz vai valorizar ainda mais esse cenário incrível.
Fica a dica: nem tudo aquilo que parece clichê precisa ser dispensado! Você pode ter uma decoração com muita personalidade seguindo esse costume de posicionar o arco de flores atrás do altar.
Outra opção é colocar o arco de flores no espaço destinado para as fotos, de modo que esse seja o cenário que os convidados (e os noivos também, é claro) vão utilizar para registrar a sua presença nesse momento tão importante.
A ideia é pensar em colocar essa estrutura em pontos estratégicos da cerimônia e da festa, para que ela não seja ofuscada pelo restante da decoração.
Arco combinando com o restante da decoração
Se você deseja um casamento bem clássico e quer ter a certeza de que vai acertar na decoração, escolha um arco com as mesmas flores do restante do ambiente. Por exemplo: se você optou por uma combinação de rosas brancas e cor-de-rosa nos arranjos de mesa, essas mesmas flores podem revestir todo o arco.
Essa é a forma mais tradicional de levar o arco de flores para um casamento, porque ele fica naturalmente inserido no contexto, sem o risco de destoar. Apostar no modelo oval é ainda mais clássico, perfeito para uma cerimônia em que a delicadeza e o romantismo são as principais características!
Arco de folhagens
Caso não queira um arco de flores combinando com a decoração, mas também não queira arriscar o uso de flores diferentes com medo de perder o conceito, aposte no arco de folhagens. A cor verde mantém a neutralidade para não ficar muita informação, além de trazer um frescor e fortalecer a presença da natureza na sua cerimônia.
É uma boa alternativa para casamentos que não querem seguir uma proposta tão clássica e romântica, mas sim algo mais moderno e descontraído. Esse tipo de arco é ainda mais indicado para cerimônias realizadas no verão, porque remete a esse clima tropical.
Madeira aparecendo
Outro modelo de arco que você pode escolher é aquele que não é completamente revestido de flores ou folhagens, ou seja, uma boa parte da sua estrutura de madeira fica propositalmente à mostra. Essa opção é super charmosa e perfeita para casamentos que queiram seguir uma linha mais rústica, especialmente se a madeira for deixada em sua cor natural.
Você ainda pode incrementar esse arco com alguns tecidos leves, que se movimentem conforme o vento. Apenas tome cuidado para não exagerar: se tiver tecido demais, a hora que ele “voar” pode atrapalhar a visão dos convidados e esconder os noivos, que são as grandes estrelas desse momento!
Arco de mosquitinho
Essa pequena flor é bastante comum nos arranjos de casamento e até no buquê da noiva. É aquele toque especial bem delicado que combina com todos os tipos de flores e por isso pode ser incluso na decoração sem medo.
E que tal investir em um arco revestido apenas por mosquitinho? Essa é a nossa sugestão para quem faz questão de ter essa estrutura no casamento, mas também deseja manter o estilo minimalista.
O mosquitinho é muito delicado, por isso, o arco vai complementar a decoração sem roubar a cena.
Fileira de arcos
Agora, se você não faz questão de ser minimalista e acredita que o casamento é uma oportunidade de ousar e apostar em uma decoração inesquecível, aqui temos uma tendência que é a sua cara: uma fileira de arcos por todo o corredor. Por que colocar apenas um atrás do altar quando você pode deslizar por entre os arcos ao som da marcha nupcial?
Essa tendência está bastante em alta e aparece muito em casamentos de decoração mais maximalista. Inclusive, uma boa dica é fazer essa fileira com arcos de mosquitinho, porque como a flor é pequena, é possível compor um arco que não seja tão volumoso e, assim, não corra o risco de comprometer a visão dos convidados que estarão nos bancos ao redor do corredor.
Aliás, esse é um ponto importante: a fileira de arcos fica realmente magnífica, mas é importante conversar com o profissional responsável pela decoração para garantir que ela não atrapalhe a experiência dos convidados com a cerimônia. Precisa ser bela e funcional, mas existem muitos recursos para garantir isso, não se preocupe!
Flor artificial: pode?
Em muitos casamentos, a decoração já está sendo feita com flores artificiais. Aliás, hoje em dia, elas são tão bem feitas e acabadas que a estética fica praticamente igual a uma flor natural, desde que exista essa preocupação com a qualidade, é claro. Então, sim, você pode investir em um arco de flores artificiais sem problemas.
Inclusive, pode ser uma boa saída se por acaso as flores que você quiser estejam em falta na época do seu casamento.
Nosso cenário é perfeito para ressaltar ainda mais a beleza de qualquer arco de flores nos casamentos! Por isso, entre em contato conosco e conheça o espaço. Aqui, seu sonho pode e vai se tornar realidade!