Casamento vegano: 4 tendências de moda consciente
O veganismo vem ganhado força a cada ano, e o universo dos casamentos não fugiu à regra. A demanda por casamentos veganos, desde o cardápio sem alimentos provindos de animais, até o vestido da noiva, tem crescido consideravelmente. Por conta disso, novos buffets, salões e estilistas, vêm se adequando a essa nova realidade, de forma a não utilizar nenhum produto com origem animal.
Materiais que carecem atenção
O veganismo se baseia na Declaração Universal dos Direitos dos Animais (feita pela UNESCO), que condena o abuso e exploração de quaisquer produtos e materiais que tenham qualquer tipo de origem animal, como lã, seda, couro, entre outros.
Além desses materiais comumente conhecidos por serem de origem animal, outros mais básicos também devem ser observados na hora de adquirir uma roupa ou sapato com essa premissa: borracha, poliuretano, cola, tecido, tintas, botões, ou até mesmo fôrmas e matrizes que sejam usadas na fabricação.
A moda no casamento vegano também é algo delicado, pois a maioria dos vestidos e sapatos comuns se utiliza de seda, couro e até mesmo lã em casamentos mais frios, o que denigre o respeito aos animais.
Como ainda existem muitas dúvidas para as noivas veganas relativas à moda no casamento, vamos lhe apontar algumas tendências de moda consciente, que podem ser aplicadas nesse dia tão especial:
Ecomoda
Também conhecida como moda verde, essa vertente leva em consideração as consequências ambientais em todos os estágios da produção, sendo projetada com base na cruelty free, ou seja, sem crueldade contra animais. Além disso, preza pelo não desperdício de materiais para evitar ao máximo a poluição do meio ambiente.
Para isso, são usados tecidos de fibra orgânica e outros métodos que minimizem a contaminação do meio ambiente. Para as roupas, algumas alternativas são o algodão orgânico, fibras de abacaxi, cânhamo, bambu etc.
Além disso, o couro, tão famoso por ser de boa duração e qualidade, pode ser substituído pelo sintético, a lã pela sintética, ou por outras opções um pouco mais diferenciadas, que podem ser encontradas em lojas especializadas em moda vegana, como couro feito de abacaxi, camurça que foi feita a partir de bactérias do chá, entre outras opções.
Para saber de fato se aquela peça tem origem vegana, é importante sempre se atentar a olhar a etiqueta para saber a matéria-prima da peça, além disso, é possível detectar algum indício de que aquela peça foi feita através de mão-de-obra escrava, já que vem de um país estranho, por exemplo.
Noivas
Para as noivas, é possível adotar essas mesmas técnicas para se fazer um vestido ou sapato apropriadamente vegano. Podem ser usadas linhas que imitam franjas, retalhos que imitam plumas, algodão orgânico, tecidos de fibra orgânica, entre outros tipos de produtos. Para os sapatos, vale o mesmo material do couro já citado.
Para os detalhes, todo cuidado também é pouco. Pérolas, chifres e ossos, são comuns na fabricação de botões, que podem dar espaço para resinas, canutilhos, miçangas e pedras.
Lojas
Dentre as principais estilistas do Brasil, que confecciona vestidos de noivas veganos, está a paulista Renata Buzzo. Para as roupas comuns do dia a dia, temos a marca Svetlana, que só produz peças com materiais sintéticos e vegetais; a Insecta Shoes, com sapatos artesanais; King 55, entre outras.
Procura um salão para seus eventos? Entre em contato conosco e conheça nosso espaço em Limeira-SP: www.sitioqueroquero.com.br.
Se você gostou de: Casamento vegano: 4 tendências de moda consciente
Veja também: Aprenda a contar a história do casal através da decoração do casamento