Casar ao ar livre de dia ou de noite: veja as diferenças
O casamento ao ar livre é sem dúvida a melhor opção para os noivos que desejam fugir do tradicional modelo “casar na Igreja à noite e ir para o salão de festas”.
Além de ter a natureza por perto, o que já garante um clima aconchegante, ao mesmo tempo tranquilo e descontraído, realizar uma cerimônia em ambiente natural também pode trazer pontos muito positivos tanto para os noivos quanto para os convidados.
Vamos a eles!
Em primeiro lugar, estar ao ar livre proporcionará belos registros fotográficos.
O espaço que atende este tipo de evento sempre dá uma atenção especial ao cenário. Seja um gazebo próximo de árvores bem cuidadas, as flores que são planejadas em uma disposição que mais parecem ter nascido ali, a decoração na área de piscina, enfim, o cenário de um casamento ao ar livre costuma ser um espetáculo à parte.
Então, é importante ressaltar a questão da escolha do horário. Afinal, embora o ambiente conte a favor em qualquer horário, casar de dia ou de noite terá, sim, algumas diferenças que precisam ser consideradas.
Iluminação
A primeira é justamente com relação à luz. Se a opção for pela cerimônia pela manhã ou até o final da tarde, os preparativos com luzes artificiais serão menores porque haverá maior aproveitamento da luz natural.
Por outro lado, durante a noite poderão ser usadas velas ou lanternas japonesas, por exemplo, que são ótimas opções de iluminação que vão garantir romance com rusticidade, além de proporcionar também fotos bonitas.
Os trajes
Outro fator a ser considerado é o traje.
Cerimônias feitas em meio à natureza ganham um toque especial quando as mulheres usam chapéus. A noiva pode optar pelo uso do acessório apenas para as madrinhas ou especificar no convite que o chapéu será bem-vindo no evento. Alguns convidados homens também podem ter vontade de aderir à ideia.
A diferença entre casar de dia ou de noite ao ar livre pode significar mais facilidade ou dificuldade para os convidados. Os noivos precisam fazer o trajeto até o local nos dois horários para ter certeza de que há sinalização suficiente para que todos consigam encontrar tranquilamente o acesso mesmo à noite.
O cuidado com os pequenos
Ainda pensando nos amigos e familiares, se houver a presença de muitas crianças, talvez o casamento de dia seja mais recomendado para que os pais possam aproveitar melhor a festa e ficarem mais sossegados com os pequenos brincando por perto.
Aliás, o espaço ao ar livre é menos rígido do que em uma Igreja e quem tem criança sabe que nem sempre elas permanecem quietas durante toda a cerimônia. Estando em um sítio, é possível dar uma voltinha e distraí-las sem precisar se ausentar do ambiente da cerimônia.
Casamentos à noite costumam levar casais para casa mais cedo porque as crianças caem no sono.
Com chuva também dá
Agora, o que pesa na decisão de casar ao ar livre, de dia ou de noite, é sempre a mesma preocupação: e se chover?
Se chover, a organização da festa orientará a criação de um Plano B à altura. A cerimônia e a festa se deslocam para um local coberto e aí é só se emocionar e aproveitar este dia especial!
No sítio Quero Quero, em Limeira, muitos noivos já realizaram este sonho.
Entre em contato: https://sitioqueroqueroeventos.com.br/