Um dos momentos mais emocionantes na vida de muitas pessoas é o casamento. A cerimônia deve transmitir todo amor e carinho do casal, assim como fazer com que aquele momento fique guardado na memória de todos.
Para isso, muitas pessoas acreditam que a decoração quem transmite essa magia, mas na verdade é o celebrante de casamentos. Este profissional não possui nenhuma ligação religiosa. É muito contratado para casais com religiões diferentes ou que não desejam focar nesse ponto.
O celebrante fala sobre o respeito, carinho, amor, a vida a dois e sobre o compromisso firmado entre os dois. Mas isso não é tarefa simples. O contratante deve sempre saber falar em público e desenvolver outras habilidades que permitam que esse momento seja maravilhoso.
Então vamos te dar algumas dicas para você encontrar o celebrante ideal para quem deseja um casamento inesquecível. Você verá como a escolha certa pode transformar a sua cerimônia em poucas etapas.
Observe a habilidade de se comunicar com o celebrante
Esse é o primeiro ponto que você deve ficar observar na hora de contratar um celebrante. A pessoa deve ter uma ampla habilidade de se comunicar, deve ainda ser equilibrado nos gestos e sempre fazendo a gestão do tempo para não prolongar muito a cerimônia.
Há celebrantes oficiais que são treinados e possuem experiência nesse tipo de trabalho. Porém, existem casais que escolhem um amigo próximo ou uma pessoa que tenha feito parte da trajetória do casal. Nesse caso, a definição deve ser feita antes, pois isso possibilita que dê tempo de treinar a pessoa caso precise.
Observe se a pessoa tem empatia
Tão importante quanto saber se comunicar é compreender como está o ambiente. À medida que o discurso for sendo desenvolvido, um bom celebrante saberá prender a atenção das pessoas. O mesmo compreenderá como está o ânimo dos convidados e buscará maneiras dentro do discurso para manter o interesse dos convidados.
O celebrante deve se sentir à vontade diante do público e dos noivos, proporcionando um momento inesquecível. Deve não só inspirar os noivos com palavras de amor, mas sim com toda uma maneira de tornar a cerimônia incrível.
Conhecimento dos diferentes tipos de cerimônia
Quando as duas pessoas que vão se casar tem diferentes religiões, o celebrante deve ter a capacidade de encontrar maneiras de unir esse casal. O discurso deve ser respeitoso e ao mesmo tempo encantar os noivos e os convidados.
Ao longo da preparação, podemos inclusive guiar o celebrante para ajudá-lo a se inspirar e aumentar ainda mais a sua paixão no discurso. Nesse ponto tudo pode ajudar na construção de uma cerimônia inesquecível.
O celebrante deve saber realizar cerimônias com efeito civil
Acima de tudo, o celebrante deve estar apto para celebrar casamentos no civil. Hoje em dia isso é muito investido pelas pessoas. Para começar, há uma economia de dinheiro e tempo, já que tudo será realizado em um só momento. Então, em vez de duas cerimônias, será feita apenas uma. E também as chances de elaborar o casamento dos sonhos é muito maior feito desta maneira.
Mas quem procurar, nesse caso? Celebrantes que sejam ministros evangélicos ou protestante, desde que pertençam a denominações reconhecidas com CNPJ. No geral, padres também podem realizar esse tipo de cerimônia, mas quase sempre só fazem isso na Igreja Católica Apostólica Romana. Então escolha junto com o seu cônjuge o melhor profissional para essa ocasião.
Tudo isso que falamos anteriormente pode ser usado como um manual na hora de escolher um celebrante para o seu casamento. Não é uma tarefa fácil e rápida, pois essa é uma decisão muito importante nesse grande dia.
Evite deixar isso para última hora, pois encontrar um bom celebrante é bem desafiador. Podemos encontrar logo de cara um profissional interessante ou não. E tudo isso só pode ser visto ao longo do preparo do celebrante.
Tenha prioridade nisso, assim como a busca por um profissional de qualidade. Muitas vezes, quando contratamos um serviço de casamentos, geralmente a cerimonialista tem algumas indicações de profissionais que pode recomendar. Essa pode ser uma opção para quem não quer ter muito trabalho nessa procura.
Mas, caso você queira escolher à dedo, você deve ter atenção aos casamentos já celebrados por aquele celebrante. Isso acontece de forma simples, observando o portfólio desse profissional. Veja os tipos de cerimônia que foi realizada por esse celebrante.
Lembrando que sempre você deve pesquisar o portfólio do profissional. Isso indica a credibilidade dessa pessoa, assim como os resultados do seu trabalho. Então pesquise com calma o celebrante.
Após definido, estabeleça tudo por contrato. Nada de resolver boca a boca, pois esse é o dia mais importante da sua vida. Então assegure sempre que tudo vai sair de acordo com o esperado. E, caso tenha algum imprevisto, você será protegido por lei através daquele contrato.
Lembrando que, caso você perceba que aquele contratante não é a melhor escolha, você pode substituir. Ao longo do preparo, você pode observar que aquele profissional não trabalha em harmonia com o que você espera no casamento. Então busque sempre observar e analisar o trabalho e a preparação do celebrante. Por isso, inclusive, que essa escolha deve ser feita com antecedência.
Agora que você já percebeu a importância de um celebrante, chegou a hora de compreender melhor como transformar o seu casamento no melhor dia da sua vida. E grande parte disso envolve escolher um local dos sonhos para transformar as suas ideias em realidade.
Neste local realizamos diversos tipos de eventos. Pode ser festa, casamento, noivado, aniversários e muito mais. Tudo isso em um sítio no interior de Limeira, trazendo todo o frescor e beleza das flores do campo para a ocasião.
Quer saber mais sobre como podemos tornar o seu casamento em uma cerimônia inesquecível? Entre em contato conosco e descubra o nosso orçamento e a nossa disponibilidade de agenda.
Aqui, seja você a noiva ou o noivo, vamos fazer com que suas ideias ganhem forma e se transformarem em realidade. Venha fazer parte da nossa história e permita que façamos parte da sua.