De modo geral, os eventos são acontecimentos importantes para as pessoas, onde elas podem se reunir, tendo objetivos em comum, seja para comemorar algo especial ou até mesmo apresentar publicamente informações ou novidades sobre elas.
Para as empresas, os eventos também têm sido importantes quando o assunto é apresentar os serviços, produtos ou simplesmente estreitar o relacionamento com os colaboradores e clientes importantes.
Estando no mercado há vários anos, tendo um espaço maravilhoso para a realização de inúmeros tipos de eventos, o Sítio Quero-Quero sabe que é comum surgir a seguinte dúvida: qual a diferença entre os eventos sociais e os eventos corporativos? E afinal, qual devo escolher?
Com o objetivo de sanar essas e outras indagações que cercam este universo, nós preparamos um artigo bastante esclarecedor que fará com que você possa sanar suas dúvidas, escolhendo o melhor tipo de confraternização que expressará seus intuitos.
Acompanhe a seguir e saiba tudo que precisa:
⦁ Eventos Sociais: entendendo as características
Os eventos sociais, via de regra, são aqueles que não possuem qualquer objetivo comercial, tendo seu foco voltado unicamente para a reunião de pessoas. Normalmente este tipo de confraternização é utilizada para a comemoração de um momento marcante de determinada fase da vida, muitas vezes vinculados a um sonho pessoal de seus anfitriões.
É muito comum os eventos sociais serem compostos pela presença de amigos, familiares e pessoas de importância na vida daquele que propõe o evento, sendo comum ocorrer em festas como:
⦁ Formaturas: Muito comum a organização ser feita pela instituição de ensino, possibilitando que seus alunos, pais e familiares possam comemorar o momento em uma confraternização amigável e confortável. Há também casos em que os familiares do formando também organizam a festa com o objetivo de reunir mais pessoas.
⦁ Casamentos: Momento de imensa alegria na vida de muitos casais, o casamento representa a união efetiva daqueles que se amam, com o objetivo de estarem sempre juntos em complicidade. As festas de casamento são realizadas em locais diversos e reunem amigos, familiares e conhecidos que desejam celebrar tal acontecimento especial.
⦁ Aniversários: Comemorar mais um ano de vida é essencial, assim as pessoas podem demonstrar o quão importante é adquirir novas experiências, e fazer isso por meio de uma festa é uma das melhores maneiras de se comemorar. Reunir aqueles que amamos é uma bela ação.
⦁ Festas no geral: Quer comemorar uma conquista importante para a sua vida? Realize uma festa! Esse tipo de confraternização é uma das melhores maneiras de se festejar o sucesso.
Os eventos sociais, apesar de necessitarem de planejamento, eles são de fácil organização, principalmente quando o assunto é a realização de festas de aniversário e formatura, pois na maioria das vezes basta locar um espaço, contratar um bom buffet e enviar convites àqueles que você deseja ver na festa.
No campo dos eventos sociais, a confraternização mais complexa no momento de organizar, é o casamento, que requer planejamento a longo prazo, e detalhes diversos que precisam ser levados em conta.
⦁ Eventos Corporativos: o que é e como funcionam?
Assim como os sociais, os eventos corporativos fazem parte de um tipo de confraternização que tem por objetivo reunir as pessoas a fim de estreitar relacionamentos.
Contudo, a principal diferença entre um e outro, é que os eventos corporativos, como o próprio nome já diz, são destinados à encontros no universo empresarial. Inclusive, é muito comum ser realizado esse tipo de evento quando uma empresa está lançando um novo serviço, produto ou deseja melhorar seu entrosamento com funcionários, parceiros e clientes.
Existem algumas vertentes para os eventos corporativos, e dentre elas podemos citar:
⦁ Congressos: Normalmente são reuniões periódicas, podendo estar associadas a membros de uma associação ou entidade, é comum vermos congressos relacionados à Medicina, ou destinados ao ramo Jurídico, por exemplo. O tempo de duração pode variar entre dois e cinco dias normalmente, devendo necessitar de uma grande estrutura.
⦁ Workshops: Via de regra, estão relacionados à atividades que possam proporcionar interação entre os condutores do workshop e seus participantes. Não duram mais de três horas e muitas vezes podem acontecer dentro de algum congresso, sendo voltados para apresentações.
⦁ Seminários: É um tipo de encontro em que é determinado um tema a ser desenvolvido de maneira mais aprofundada, no qual quem ministra expõe seu ponto de vista. São considerados como eventos corporativos mais complexos, pois o tempo de duração pode variar entre algumas horas até meses.
⦁ Simpósios: Tratam-se de um tipo de evento corporativo em que participam diversos palestrantes, com temas diferentes. É comum, o tempo de duração não ultrapassar duas horas: cada apresentação costuma durar cerca de 15 minutos.
A organização de um evento corporativo requer mais preparo do que os eventos sociais. O tempo de planejamento desse tipo de confraternização também costuma ser maior, pois para receber mais pessoas, e evitar imprevistos como a falta de espaço na agenda de algum convidado, é essencial que os convites sejam distribuídos com um tempo razoável de antecedência.
Graças aos princípios da cultura organizacional, esse tipo de confraternização tem se mostrado como parte integrante de qualquer estrutura de negócios, tendo em vista que ela é responsável por demonstrar todos os valores, crenças, hábitos e até mesmo a identidade da empresa em questão.
Portanto, ter cuidado em repassar e deixar claro aos colaboradores qual é a cultura organizacional que cerca o ambiente corporativo tem sido um ponto principal no momento de tornar uma organização única, capaz de gerar Valor a todos que acompanham sua rotina de negócios.
Como na maioria das vezes os eventos corporativos se destinam à pessoas importantes para os negócios de uma empresa, é essencial que tudo seja feito com muita cautela para evitar dissabores, e contar com um Guia de Evento Corporativo pode de ajudar muito.
Vale acrescentar que procurar deixar sua empresa no centro dos holofotes é benéfico para o dia a dia das atividades negociais, pois quem é visto é lembrado e ser influente ajuda muito na hora de fechar parcerias importantes e ser tido como referência positiva em seu meio de atuação no mercado.