Se inspire em casamento de outros países
O casamento é uma união solene que vem sendo celebrada há muitos anos entre duas pessoas. Que de uma simples união, conta com o dever de ter respeito pelo começo de uma vida conjugal, tratando-se sobre dividir sonhos e sobre estar junto nos momentos tristes e felizes de cada um.
Um casamento é sobre o tipo de vestimenta dos noivos, a escolha do lugar, a decoração, os convidados, a música, o cronograma de entrada de todos e por aí vai. Cada país exerce suas particularidades mais íntimas, porém todos possuem a mesma ambição: ser um dia especial.
E hoje, nós do Sítio Quero-Quero vamos trazer algumas novidades vindas de outras culturas para que você possa se inspirar e quem sabe “importar” alguns detalhes para sua festa de casamento no campo aqui no Brasil.
- Algumas tradições espalhadas pelo mundo:
Em países como os Estados Unidos, por exemplo, a ideia de casamento envolve uma grande expectativa em cima do pedido de casamento e a escolha do anel de noivado. A tradição é um dos noivos fazer surpresa onde essa etapa é meticulosamente debatida.
Normalmente, o pedido pode ser em cenários bem românticos, como no jantar, em uma viagem, ou em algum local que tenha sido memorável para o casal. Enquanto no Brasil, não há aliança de noivado para o noivo, quando é proposto a união, ambos passam a utilizar os respectivos anéis, mas só a noiva passa a receber um anel de ouro, prata ou ouro branco com diamantes, sendo possível usar o anel de noivado de algum membro da família como avó ou mãe.
Após essa etapa, aí sim os estadunidenses passam por um verdadeiro processo de organização em cima do grande dia! Lá, tudo começa com amigos ansiosos pelo noivado, depois com todos perguntando sobre como foi feito o pedido, como estão os preparativos e por aí vai.
Na maioria dos casos, muitos noivos pensam em casar-se em países, estados e cidades póximas, todos com a ideia de serem românticos, é conhecido como: destination wedding.
Algumas características desse tipo de cerimônia:
– Casamentos temáticos;
– Lista de no máximo 100 pessoas;
– Daminhas ou pajem normalmente são os amigos dos noivos;
– Além do convite de casamento: é preciso ter o cartão de confirmação de presença e opção do menu;
– Há o seating chart, onde os lugares são sempre marcados;
A despedida de solteiro envolve festa. Conhecido como “Bridal Shower” onde Bachelorette Party é para a noiva e Bachelor Party para o noivo onde é controlado pelas “Maid of Honor” e “Bridesmaids” e pelos noivos os “Groomsmen”;
Há a véspera, um ou dois dias antes, onde há o reherseal dinner. Esse jantar é um ensaio do grande dia para definir a ordem de entrada na igreja, aonde cada um vai sentar, a música para entrada de cada um, etc;
Da cerimônia até a festa, é comum ter um intervalo maior para dar tempo das pessoas trocarem de roupas, ou então descansarem.
A festa pode envolver:
– Hour com drinks e aperitivos;
– DJ com a intenção de anunciar a entrada dos noivos e da wedding party;
– Discursos da Maid of Honor e do Best Man contando como os noivos se conheceram, um brinde e o jantar é servido;
– Acabando o jantar, é realizado a primeira dança como casados, dança com os pais e irmãos, e em seguida a pista de dança é aberta para os convidados;
– Há a tradição onde a noiva joga o buquê e o noivo joga a cinta-liga da noiva para os solteiros;
Além de ser seguido uma tradição muito polularizada no país conhecida como: “something old, something new, something borrowed, something blue”.
Os noivos precisam seguir essa tradição, onde a noiva durante a festa usa algo velho que é o símbolo da continuidade, algo novo que retrata a esperança, um objeto emprestado que está simbolizando a felicidade concedida por um amigo, e algo azul que significa pureza, sendo uma tradição europeia.
- Já ouviu falar sobre algum casamento na França?
Esses casamentos são muito bem visibilizados ao redor do mundo, principalmente ao levar em conta o multiculturalismo presente no país.
Veja algumas características:
– É feito pela manhã (o mais cedo possível);
– Os noivos podem optar por não se ver;
– Desde o nascer do dia a noiva recebe uma atenção especial quanto os preparativos do seu rosto/maquiagem/cabelo/vestido.
– A noiva, acompanhada pela mãe, pelos irmãos ou pelas melhores amigas;
Normalmente a noiva costuma a se atrasar;
– Por ser um país laico, a cerimônia civil é separada da cerimônia religiosa;
– Cada um dos noivos deverá ter no mínimo uma testemunha;
– Não há muita expectativa sobre a troca de alianças, sendo ela optativa;
– A festa é realizada em chateaux ou em fazendas no campo;
– É comum a igreja e a sala de recepção há uma distância de 30 a 50 km;
– Buzinas são tocadas até o local;
Sabia que alguns noivos evitam o excesso de gastos em casamento? É conhecido tradicionalmente como “fait maison”, quer dizer, feita por eles próprios. Há um símbolo muito especial, já que é sobre fazer a festa virar um tanto mais íntima para ambos;
Comumente, às 20h os convidados se direcionam até a sala de jantar e esperma os noivos que entram através de uma música bem alegre e ritmada, onde é preferível que todo mundo se levante e acolhe os noivos com palmas e gritos de alegria.
Em países como a Itália, é possível termos cerimônias muito semelhantes às nossas festas de casamento no campo, sendo realizadas as confraternizações em locais de arrancar suspiros.
- Mais hábitos comuns na cultura europeia:
– Os noivos agradecem ao final;
– Padrinhos fazem discurso, podendo ser emocional ou então engraçado;
– Música clássica durante o jantar;
– Nos intervalos entre entrada, prato e sobremesa, fazem-se jogos e surpresas aos noivos.
– À meia noite é hora de cortar o bolo, onde há velas e música bem alta;
– Taças de champagne são empilhadas em forma de torre e os noivos vão deixando cair o champagne desde o topo, sendo uma tradição;
– Após essas etapas é servida uma fatia de bolo e champanhe;
– Antes da meia noite os noivos fazem a primeira dança da noite;
– Por volta da meia noite e meia, os noivos fazem a primeira dança;
Depois de todo esse evento, fica a escolha dos convidados permanecerem na festa ou ir dormir no hotel que estão instalada. Dessa forma, é possível enxergar que algumas coisas foram adaptadas para o Brasil, mas que há uma diferença muito distante sobre como de fato é realizado por aqui.
Vale sempre lembrar que cada cantinho do mundo tem suas próprias características, nós aqui estamos acostumados com festas de casamento no campo em que relevam a delicadeza e charme da celebração da união de um casal. Você pode buscar sempre inspiração de outras culturas, principalmente quando os noivos ou familiares são de outros países ou possuem descendência, certamente este é um gesto que conquistará a aprovação de muita gente.