Vestido de noiva para casamento rústico: Conheça as tendências e inspire-se!
Muitos casais estão apostando no casamento rústico para celebrar o seu enlace matrimonial. Uma das principais características desse estilo é a realização da cerimônia e da celebração em um cenário aberto, campestre, um sítio, com menos formalidade e mais proximidade entre os noivos e convidados, criando um clima intimista.
Além do cenário aberto, o casamento rústico abusa da madeira na decoração e de arranjos florais mais simples e graciosos. Também é comum que a cerimônia seja realizada durante o dia, tendo a possibilidade de a festa se estender até a noite.
Para as noivinhas de plantão que estão propensas a fazer um casamento rústico, separamos algumas dicas incríveis para acertar na escolha do vestido e se sentir maravilhosa no grande dia!
Leve em conta a estação
Se você vai fazer um casamento rústico tradicional, muito provavelmente a sua cerimônia vai acontecer em um espaço aberto. Por isso, a escolha do vestido deve levar em conta a estação do ano.
Se for uma época mais quente, precisa ser um tecido leve, que deixe a sua pele respirar. Por outro lado, se for no inverno, é preciso investir em um tecido mais pesado ou uma echarpe complementando o visual.
Apesar de todos dizerem que a noiva nem chega a sentir o clima por estar dominada por outras emoções, não corra o risco de deixar um detalhe como esse prejudicar o seu momento especial.
Vestido boho chic
Esse é um dos estilos de vestido que melhor combina com as noivas que querem um casamento rústico. O vestido boho chic tem uma modelagem mais solta, sem ser muito estruturada e nem justa demais, alguns babados discretos, talvez um detalhe em renda e pouco brilho (ou nada). Muitos não são brancos, mas sim em tons como champanhe, bege e rose.
É possível encontrar peças desse estilo com manga longa e aberta, com decote ciganinha ou ombro a ombro, com detalhes em transparência, colo à mostra, etc. O que existe em comum entre todos esses modelos é o corte mais reto e a leveza dos tecidos. Mas, dentro disso, as noivas encontram diferentes opções para combinar com o seu perfil, dos tradicionais aos mais ousados.
Conforto é a palavra-chave quando falamos em vestido de noiva boho chic e por ser mais despojado, ele combina muito bem com um casamento rústico no campo!
Muita renda
A renda é um tecido romântico e por si só já deixa o vestido mais elaborado, dispensando a necessidade de brilho, por isso também é uma aposta certeira para os casamentos rústicos. Se você faz uma linha mais delicada, aposte em uma renda floral por todo o vestido. Para quem quer dar um toque de ousadia à produção, é possível optar por um modelo que tenha cores pontualmente aplicadas nessas flores de renda. O resultado fica igualmente incrível.
E existem diferentes tipos de renda: a chamada renda chantilly é a queridinha das noivas, por ser o tipo mais leve e delicado. Já a soutache não é assim tão leve e tem um relevo mais evidente nos desenhos. A renda poá é a que tem pequenas bolinhas (muitos nem percebem que se trata de um tecido rendado) em alto relevo e também está em alta para casamentos rústicos. Já a renda guipir é mais grossa e encorpada do que os tipos anteriores, formando um vestido mais estruturado – é indicada para a parte superior da peça, na saia o efeito pode ficar pesado.
Portanto, se optar pela renda, não deixe de conhecer os diferentes tipos que estão à sua disposição.
Tecidos naturais
Além de serem mais nobres e sofisticados, os tecidos naturais são muito confortáveis, porque deixam a pele respirar e são mais flexíveis, moldando-se de acordo com cada corpo. E, convenhamos, tudo que a noiva quer é um vestido que, além de deslumbrante, ofereça esse conforto para poder aproveitar a festa inteira.
Entre os tecidos naturais, a seda se destaca para noivas, mas, para um casamento rústico, ela pode acabar sendo uma opção “séria” demais. Por isso, outras alternativas talvez sejam mais viáveis, como o linho e até o algodão.
Cintura marcada
O detalhe da cintura marcada valoriza a silhueta e está mais do que liberado para os casamentos rústicos! O recomendável, no entanto, é ficar longe daqueles modelos com o corpo extremamente justo, cintura marcada e saia muito ampla, porque eles não combinam com esse estilo de celebração.
O melhor é pensar em um vestido que seja todo soltinho e acrescentar um cinto ou faixa para dar essa leve marcada na cintura, formando um desenho mais bonito.
Complementos
Nem só de vestido se faz o visual de uma noiva! Para o penteado, se jogue nos mais despojados: um coque propositalmente bagunçado, trança, rabo de cavalo com alguns fios soltos ou até mesmo o cabelo completamente solto são opções que caem muito bem. Se quiser algum acessório nos cabelos, troque a tradicional coroa por um arranjo de flores, que combina muito mais com o tom do casamento rústico.
O mesmo vale para maquiagens e acessórios: leveza acima de tudo. Make carregada demais ou acessórios extravagantes acabam destoando muito quando a proposta é um casamento rústico. Opte pelo simples, que valorize a sua imagem sem pesar!
E que tal trocar o salto por uma rasteirinha, especialmente se a cerimônia for no gramado? Você não corre o risco de “atolar” o pé na grama e fica bem mais confortável. Hoje em dia, há muitas opções de rasteirinhas que têm detalhes mais elaborados, como pedrarias, por exemplo. São muito bem-vindas!
Mas tome um cuidado especial com o comprimento do vestido: se arrastar no chão, a barra pode sujar muito na grama ou na terra. Tudo bem se ele for um pouco mais curto.
E é claro que a maior dica de todas é: sinta-se bem com você mesma! Você tem que se olhar no espelho e se sentir uma noiva maravilhosa. Se isso acontecer, você acertou em todas as escolhas!
O Sítio Quero Quero é perfeito para a realização de casamentos de estilo rústico. Entre em contato conosco para saber mais!
Se você gostou de: 6 temas para festa de comemoração de um ano de casamento perfeitas ao ar livre
Veja também: Saiba como ter um casamento eco friendly impecável!