No dia a dia das empresas é importante que as pessoas estejam engajadas em suas rotinas laborais, e muito mais do que a questão financeira, é crucial que os funcionários se sintam motivados e com vontade de trabalhar.
A cada dia se torna essencial que empresários e gestores invistam em proporcionar a seus colaboradores um ambiente de trabalho interessante, e a cultura organizacional tem ajudado neste novo tipo de objetivo que tem cercado as empresas.
A cultura organizacional tem se mostrado como parte integrante de qualquer estrutura de negócios, tendo em vista que ela é composta de todos os valores, crenças, hábitos e até mesmo a identidade da empresa em questão.
Repassar e deixar claro aos colaboradores qual é a cultura organizacional que cerca o ambiente corporativo tem sido um ponto principal no momento de tornar uma organização única, capaz de gerar Valor a todos que acompanham seu dia a dia.
Existem certamente alguns pontos que podem ser considerados como cruciais no momento de caracterizar uma empresa como diferenciada no mercado, o que gera motivação aos funcionários e admiração de clientes e quem sabe, até mesmo de concorrentes.
Nos dias de hoje, em um ambiente corporativo é necessário manter os funcionários engajados e demonstrar aos clientes o quão importantes eles são, por isso é plausível tomar algumas atitudes para que sua empresa alcance destaque.
Atualmente o mercado dos eventos corporativos tem ganhado força e tal conceito tem ajudado muitas empresas a se destacarem em seus meios de atuação, seja com colaboradores mais engajados e motivados, seja com clientes cada vez mais satisfeitos, o fato é que investir em boa presença tem sido essencial, pois quem é visto, é lembrado!
Promover eventos corporativos é perfeito para engajar a marca, implementar um conceito, divulgar produtos e serviços e sobretudo estreitar relacionamentos, sejam eles com os funcionários ou com aqueles que consomem o que a empresa oferece e dispõe no mercado.
Mas a dúvida que surge é a seguinte: como planejar e organizar um evento corporativo para minha empresa? Para responder tais questionamentos o Sítio Quero-Quero preparou um guia completo que lhe ajudará.
1 – Incentive todos a participarem do evento:
Realizar uma confraternização bem-sucedida é sinônimo de ter convidados engajados, que realmente desejam estar lá, e não estejam apenas por obrigação, como acontece muito em eventos internos, principalmente reuniões.
Para evitar este tipo de contratempo, realizar um bom planejamento que se adeque com o que seu público-alvo gosta de fazer, num ambiente em que eles se sintam confortáveis e felizes.
Se você tenha em mente a vontade de realizar um evento corporativo, e saiba que sem um bom planejamento, os risco de se tornar um desastres é muito grande.
Por isso, investir em um plano de comunicação interna, bem como a divulgação são pontos primordiais para o sucesso do seu evento, então mãos a obra e pense, planeje, peça sugestões e pesquise muito, isso pode garantir que tudo ocorra bem.
2 – Organize seu evento corporativo de forma antecipada:
Nada que é feito às pressas é bom, e com eventos não é diferente, toda vez que são feitos de última hora costumam sair bem mais caros e mais propensos a erros. Então, comece a pensar no local onde ocorrerá, na lista de convidados, nas atrações e tudo mais que envolvam a confraternização pelo menos um mês antes.
Uma dica bastante válida é criar um calendário anual de eventos da empresa, para que, assim, o orçamento seja dividido de forma adequada, assim nada sairá fora do planejado e os índices de sucesso são maiores.
3 – Escolha pessoas para intermediar:
É de suma importância montar uma equipe com pessoas que saibam trabalhar em grupo e que já tenham experiência com eventos. Elas certamente saberão lidar com fornecedores e costumam ser mais práticas e organizadas.
Pessoas da área de comunicação e marketing podem ser interessantes para ajudarem na hora de planejar um evento corporativo, já que possuem mais facilidade em lidar com pessoas, além de terem conhecimento em divulgação desse tipo de festa, vale apostar que comunicados internos e outras ferramentas de contato para que seja facilitado os convites para o evento.
4 – Escolha o local do evento:
Nada de fazer seu evento corporativo dentro da própria empresa ou em um salão pequeno e monótono, a palavra-chave aqui é inovação!
Portanto, escolha um local com boas referências e que você tenha certeza que poderá agradar todos os seus convidados.
Locais com presença da natureza e com estilos diferenciados são ótimas escolhas, pois fazem todos se desconectarem de suas rotinas, principalmente quando o dia a dia laboral é dentro de uma empresa fechada em uma cidade grande.
Ao investir numa confraternização a criatividade é essencial. Já pensou em realizar seu evento corporativo em um sítio? Está é uma sugestão muito amigável, que renderá elogios e satisfações de quem participar.
Locais como o Sítio Quero-Quero são amplos, modernos e aconchegantes capazes de encantar convidados, que se sentirão bem acolhidos e alegres por estarem em um ambiente harmonioso e tranquilo.
5 – Checklist das etapas do planejamento:
Toda as vezes que organizamos um evento corporativo ou qualquer outro tipo de festa ou até mesmo uma confraternização empresarial de final de ano, muitas tarefas surgem, e não é raro se perder no meio da imensidão de coisas que precisam ser feitas.
Então, mais uma vez a organização ganha um espaço especial neste caso. Ao fazer um checklist você põe no papel tudo o que de fato precisa ser feito, então a probabilidade de chegar na hora H e dizer “eu esqueci disso!” é reduzida de forma drástica.
Portanto, mãos à obra e organize todo o cronograma, assim seu evento corporativo ocorrerá da forma mais natural possível, sem a ocorrência de contratempos que possam colocar tudo a perder.
6 – Escolha a data perfeita:
Mais um ponto para o planejamento! Se você planejou o evento corporativo com antecedência, certamente escolheu a data, pois não há nada pior do que precisar que a festa ocorra em uma data e o local que você tanto gostaria de que fosse palco da confraternização esteja ocupado.
Assim, fica claro que organizar-se e pensar tudo com antecedência pode fazer com que seu evento corporativo no campo seja sinônimo de sucesso, o que pode fazer com que sua empresa tenha destaque em seu meio de atuação.
Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante inovar e ser diferente dos demais, podendo ser reconhecido por tudo aquilo que é criativo, fora do padrão monótono dos concorrentes.