Sempre quando imaginamos uma festa de casamento pensamos em todos os detalhes: decoração, buffet, ambiente e a atenção costuma ser redobrada com a noiva, e imaginamos tudo: vestido, sapato, penteado, maquiagem, cabelo, vel… e muitos outros detalhes que compete à figura feminina do casal e nessa acabamos esquecendo do noivo.
Assim como a mulher, cuidar do noivo em uma festa de casamento é essencial, pois de nada adianta a noiva estar com uma produção dos deuses e seu futuro esposo com trajes fora do padrão e sem combinar.
Por isso, vale ressaltar que é primordial reservar um espaço no meio de todo o planejamento do casamento para escolher com cuidado e atenção os trajes dos noivos, pois eles também precisam aparecer bem na foto e estarem bonitos.
Escolher os trajes do homem nem sempre é uma tarefa fácil, deve-se tomar cuidado para que a tonalidade das roupas dele não fiquem muito semelhante a dos convidados e para evitar contratempos desse gênero planeje as roupas masculinas!
Sabendo o quão desagradáveis são os contratempos, preparamos um manual incrível para o noivo, explicando como se deve cuidar da beleza e do vestuário.
- Como escolher o traje do noivo?
Da mesma maneira que pensamos no vestido de noiva, o traje do noivo tem que se baseado no estilo da festa e no ambiente em que será realizada a cerimônia, levando em conta o horário dela, inclusive.
Cada tipo de traje, por exemplo, cai melhor com determinados estilos de casamento. Porém, se você escolher a cor errada, tudo pode ser prejudicado, então cuidado e atenção são de fato as palavras-chave para que tudo ocorra bem.
- Quais os principais tipos de roupas para os noivos?
- Terno: Opção mais clássica, o conjunto do terno, composto por calça social, blazer, e em alguns casos, um colete, é a melhor aposta para casamentos atualmente. Os modelos variam dos mais tradicionais, com a perna mais folgada, ao slim, que é a versão mais modernizada, com perna e blazer ajustados ao corpo.
É certamente uma boa opção que funciona em todos os estilos de casamento, clássico, boho, moderno e inclusive para uma festa de casamento no campo.
- Smoking: O smoking é caracterizado por ser um traje mais sofisticado, sendo indicado seu uso em comemorações de luxo. Durante muito tempo, foi a primeira escolha dos noivos para casamentos clássicos e luxuosos. Mas hoje em dia, tendo em vista que os casamentos estão cada vez mais despojados, o traje acabou ficando de lado no universo masculino.
Mas se mesmo assim o noivo prefere apostar no modelo, principalmente para se diferenciar dos convidados, a dica é buscar pelos modelos mais modernos do smoking.
Os smokings modernos, ao contrário dos tradicionais, são mais justos ao corpo e até recebem cores diferentes. A lapela é mais fina e moderna, assim como a calça.
- Fraque: Você provavelmente já viu o fraque em casamentos da realeza, como no casório do príncipe Harry com a Meghan Markle. Todos os convidados vestiam ele. Esse tipo de traje foi criado especialmente para eventos sociais de extrema importância para a realeza e muitas noivas acabam pegando a ideia para usar em seus casamentos.
O fraque recebe como característica uma cauda no paletó e a calça riscada, mais folgadinha, tendo um um colete à mostra.
Embora a maioria dos homens usem esse tipo de vestimenta durante os casamentos diurnos, aqui no Brasil, a indicação é outra: O fraque é indicado apenas para casamentos tradicionais, realizados durante a noite. Isso não é uma regra, mas é o que mais combina.
- Meio Fraque: O meio fraque é uma adaptação brasileira do tradicional fraque utilizado pela realeza. Como em nosso país faz muito calor, os homens não conseguiam usar o mesmo traje europeu. E diante disso, encurtaram a cauda do traje e trocaram o tecido pesado por outros mais leves. Assim, fica bem mais prático de usar durante a cerimônia de casamento no campo.
Embora seja levemente diferente do fraque, ele também é indicado para casamentos tradicionais realizados a noite, pois se trata de um traje menos despojado, então se o casal faz o estilo mais moderninho, nem o fraque, e nem mesmo o meio fraque vai harmonizar.
- Quais cores devemos apostar nos trajes do noivo?
A maior complexidade relacionada aos trajes dos homens diz respeito às cores! Vale ressaltar que as cores devem ser escolhidas de acordo com o período do dia em que a festa será realizada.
- De manhã: Bege, azul claro e cinza claro.
- À tarde: Tons de azul e cinza.
- À noite: Azul Marinho, cinza chumbo e preto.
* Dica de ouro:
Por mais que o preto seja uma cor coringa e que todo mundo ache que combina com toda e qualquer ocasião independente de qualquer coisa, vale ressaltar que se seu casamento for realizado ao ar livre, como é o caso de uma festa de casamento no campo, fuja dessa cor! Preto só combina em casamentos em ambientes fechados.
- E a gravata, como fazemos a escolha?
Assim como os demais itens que compõem os trajes dos noivos, existem diversos tipos de gravatas e suas características são marcadas por meros detalhes:
- Tradicional: Como o próprio nome já diz, trata-se de um estilo mais clássico das gravatas. Portanto, se você está em busca de um visual comum, e que continue adequado para casamentos daqui para a eternidade, use a gravata tradicional.
- Slim: O que difere a gravata slim da tradicional é a largura dela. No caso da slim, ela é bem mais fina do que a tradicional. É a opção ideal do visual moderno e despojado, mas só combina se o terno for slim também.
- Borboleta: A gravata borboleta costumeiramente faz par com o smoking. Mas há quem ouse e aposte nessa opção nas produções mais despojadas realizadas, no caso de um casamento no campo. Inclusive, ficam ainda mais lindas combinadas com o suspensório.
- Acessório: como os noivos podem usar?
As noivas normalmente apostam em joias, itens no cabelo e outras coisinhas que são responsáveis por agregar delicadeza e charme a suas vestimentas, mas no caso do noivo, apesar de as opções serem mais limitadas, ainda é preciso escolher tudo com calma para que não fique feio.
- Como os noivos podem usar relógios?
Este acessório pode ser usado em diversos tipos de casamento, inclusive em uma cerimônia campestre. A escolha da pulseira é livre, podendo ser de couro ou de metal. Porém, escolha os tons devem combinar com a cor do terno.
Por exemplo:
Terno preto ou cinza = acessórios pretos
Terno azul ou bege = acessórios marrons
- Como os noivos podem usar lenço?
O lenço deve ser usado no bolso do paletó. No entanto, com apenas dois dedos a mostra. Nem mais, nem menos. Esse é o tamanho exato para transmitir elegância. Prefira cores claras, elas são as que mais combinam com o terno e as chances de erro são muito menores.
- Quando usar flor de lapela?
Via de regra, o uso é livre, e normalmente são feitas com o mesmo tipo de flores usadas no buquê da noiva.
O fato é que além de buscar combinações que se adequem com o estilo da festa, bem como ao gosto dos noivos, podendo proporcionar conforto bem-estar.