Para quem acompanha os artigos que sempre são postados por nós do Sítio Quero-Quero sabe que somos pioneiros em diversos tipos de eventos e confraternizações, contando com anos de experiência e muito carinho por tornar os momentos especiais para muitas pessoas ainda mais incríveis.
Uma das pautas que sempre está em destaque são os eventos corporativos e todos os seus benefícios para os negócios, pois aí entramos naquela velha história: quem é visto é lembrado, e nada melhor do que esse tipo de oportunidade para expandir uma marca, um produto ou simplesmente melhorar o relacionamento com os clientes ou colaboradores de uma empresa.
Mas com as consequências infelizmente trazidas pela pandemia do Covid-19 e com as recomendações de manter o distanciamento social, muitas empresas que tinham previamente agendado seus eventos corporativos tiveram de cancelar ou adiar para datas muito posteriores do pretendido.
Vale ressaltar que na maioria das vezes que um evento corporativo é realizado, a empresa planeja muitos meses antes de ocorrer, e em diversas situações é comum reparar que as confraternizações ocorrem para prestigiar algo importante, como por exemplo: comemorar metas atingidas, aniversário da companhia, abertura de nova filial, dentre outras tantas situações que comportam a realização desse tipo de reunião.
Ter que remanejar os planos para outra ocasião, além de gerar muita frustração, estresse e até mesmo gastos que não estavam planejados para comunicar os convidados, o cancelamento nem sempre é visto como algo positivo, ainda mais quando há outras formas de realizar seu evento corporativo, sem colocar a saúde de ninguém em risco e respeitando as recomendações de distanciamento social.
Você já pensou em realizar seu evento corporativo online? Pois bem, a maioria das pessoas já estavam habituadas a utilizarem chamadas de vídeo para se comunicarem mesmo antes da pandemia, e após a disseminação da doença e o aconselhamento de manter-se em isolamento, praticamente 100% da população tem usado redes sociais e demais aplicativos de celular para “matar a saudade” daqueles que não podem visitar e realizar trabalhos importantes.
Imagine só realizar seu evento corporativo à distância, podendo os convidados acompanharem tudo sem precisar sair de seus lares! Nós do Sítio Quero-Quero vamos lhe passar algumas dicas para fazer seu evento corporativo ocorrer mesmo em tempo de pandemia. Confira a seguir:
- Comunique e explique todos os motivos para os convidados:
Nos dias de hoje, os motivos para fazer o evento à distância são totalmente compreensíveis devido o que temos passado. Então, ao comunicar seus convidados, deixe transparecer a sua preocupação com todos. Faça um cartão bonito, e que seja construtivo, com mensagens de cunho positivo, que sejam capazes de aumentar a autoestima de qualquer pessoa.
Se for enviar o cartão de forma física, aproveite também para enviar uma lembrancinha, seja um chocolate, amostra grátis de um produto… Seja criativo para demonstrar o quanto você se importa com os outros.
Certamente com esta ação, você arrancará um sorriso da pessoa e com toda a certeza seu convidado se sentirá muito mais engajado a acompanhar a reunião online.
- Promova o evento da maneira correta:
Se você vai disparar os convites, aposte nisso e faça da maneira correta! Utilize as redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas como seus aliados. Faça convites chamativos, deixe claro o quanto é importante a presença de seus convidados, utilize todas as ferramentas digitais disponíveis.
Isso certamente lhe trará resultados positivos!
- Faça uma programação que seja interessante e sobretudo relevante!
Conteúdo maçante e o famoso “mais do mesmo” não conquistam ninguém, a reação é certamente contrária, e gera um mal estar e faz com que seu convidado possa se sentir incomodado, gerando uma sensação de reprovação de seu negócio e do conteúdo por si só.
Portanto, é essencial você planeje muito bem a programação que fará parte de seu evento corporativo, tenha em mente que seu público precisa estar engajado, se sentindo na vontade de acompanhar e interagir, pois diferente de um evento presencial, na versão online seus convidado tendem a se sentirem mais entediados e propensos a abandoná-lo antes do término.
Outro ponto que merece destaque é a necessidade de interação: não é bacana que os seus convidados apenas assistam o que você ou o palestrante tenham a dizer, vale a pena pedir a opinião dos participantes e inclusive abrir um espaço como uma “roda de discussão”.
- Faça um cronograma e siga-o:
Por mais que as pessoas estejam em casa, isso não significa que eles não têm nada para fazer e que seu evento corporativo online pode durar o dia todo. Então, é muito importante você agendar um horário para início e para o fim da reunião.
Lembre-se que muitos convidados podem nem se conectar com o receio de que pode durar muito tempo o evento e muita gente tem receio de sair antes do término e gerar uma sensação de deselegância.
Por isso, especifique aos convidados os horários e se policie para dividir as atividades/palestras neste tempo para que tudo saia dentro do cronograma inicial, sem surpresinhas.
- Fique em um local bonito e bem apresentável:
Que tal alugar um espaço exclusivo e com ótima estrutura para fazer um evento corporativo de sucesso? Com um local bem planejado e próprio para este tipo de evento você certamente se sentirá muito mais seguro na hora de conversar e interagir com o público.
Espaços que contenham área verde, sejam bem iluminados e ofereçam uma adequada estrutura para montagem de equipamentos é sempre uma boa pedida. Outra dica é investir em locais especializados, como é o caso do Sítio Quero-Quero que está há vários anos vem recebendo eventos corporativos e confraternizações em seu espaço tradicional e aconchegante.
Lembre-se que você precisa se sentir confortável e confiante para fazer um evento corporativo online de qualidade e que gere resultados positivos para você e sua empresa, vale ainda salientar que momentos como estes fazem com que sua empresa se destaque e seja vista de maneira muito mais positiva entre as pessoas, principalmente quando falamos a médio e longo prazo.
Então, não deixe de investir em eventos corporativos e faça com que sua empresa esteja sempre no foco dos holofotes da maneira adequada!