A realização de eventos corporativos tem estado em alta nos últimos tempos, e por trazer inúmeros benefícios à empresa anfitriã, certamente muitas instituições têm apostado nesse tipo de confraternização.
Seja para estreitar relacionamentos com clientes, fornecedores, funcionários e até mesmo com outras empresas parceiras, o fato é que realizar um evento corporativo pode ser sinônimo de boas impressões e sucesso ao seu negócio.
Sabemos que para realizar um evento de tamanha importância, é preciso se atentar à diversos quesitos, e um bom planejamento é essencial. Inclusive já conversamos isso anteriormente, quando apresentamos o Guia do Evento Corporativo: como planejar e organizar?
E se você seguiu estritamente nossas indicações e conseguiu realizar sua confraternização conforme esperou, temos a certeza de que outras dúvidas surgirão, tais como: será que meus convidados gostaram da festa? Quais serão os frutos que minha empresa colherá após o término do evento?
Certamente indagações como essas sempre aparecem no final do evento e muitas vezes nos sentimos de mãos atadas sem saber de fato as impressões que os convidados tiveram da confraternização como um todo.
Já pensou em realizar um feedback junto a seus convidados após o evento corporativo? Saiba que analisar as impressões da festa diferencia os eventos de sucesso daqueles que acontecem só porque tinham que acontecer para cumprir tabela.
Organizadores que de fato estão engajados, via de regra buscam atingir seus objetivos com o evento corporativo e assim mergulham no projeto, e analisar os resultados a fim de verificar os feedbacks da pesquisa, aproveitando a oportunidade para encontrar maneiras de melhorar sua próxima edição, e consequentemente o engajamento com seu público.
Se você realizou seu evento corporativo em um ambiente incrível, procurou oferecer a seus convidados tudo do bom e do melhor para conquistar suas aprovações, saiba que está na hora de colher a opinião final de todos eles. Não sabe como fazer isso? Continue lendo este artigo que lhe ajudaremos a analisar o feedback de todos os convidados.
Devemos ter sempre em mente que receber as informações dos participantes do evento corporativo depois que a festa acaba é essencial para saber se você foi bem como anfitrião e se de fato a confraternização gerará bons frutos para a empresa e suas perspectivas de negócio.
Existem algumas maneiras de fazer isso, e a seguir iremos apresentar as melhores formas de analisar o feedback de seus convidados em um evento corporativo.
1 – Colhendo as impressões pós evento corporativo:
Aqui a dica de ouro é: use as tecnologias a seu favor. Todos nós sabemos que a internet tem revolucionado a forma de comunicação entre as pessoas, por isso, use e abuse dos recursos que ela tem para nos oferecer.
Uma forma bastante comum de receber o feedback dos participantes de um evento corporativo é enviando um Formulário de Satisfação para o e-mail das pessoas. Assim, elas poderão dizer se gostaram ou não daquilo que foi apresentado.
Outra dica é fazer perguntas segmentadas, por exemplo:
⦁ O que achou da estrutura do evento?
⦁ Quais foram suas impressões sobre as palestras?
⦁ Qual sua nota para o buffet do evento?
⦁ Você iria em um evento organizado por nós novamente?
Uma outra alternativa para receber o feedback dos participantes é disponibilizar o evento através de aplicativos para smartphone, assim os convidados podem relatar suas opiniões ainda no decorrer da festa.
2 – Organizando os primeiros dados:
Após a festa você terá um apanhado de informações das mais diversas e saber analisar todas elas é o segundo passo para conhecer a visão daqueles que foram ao evento corporativo.
É de extrema importância organizar e compilar todas as informações colhidas. Se atentar as perguntas mais importantes que precisam ser observadas e em quais áreas ou pontos você precisará se concentrar e ter em mente suas próprias metas, definidas antes do evento, ajudará você na organização e interpretação de todos os feedbacks.
Consideramos que é essencial separar as respostas da pesquisa por grupos de cargos, podendo ser: marketing, operações ou vendas. Outra dica é: se você usou de avaliações com nota de 1 a 5, faça o cálculo da média dos números para obter um senso geral dos resultados.
Fazendo isso, você já estará apto para interpretar os resultados de forma capacitada, não dando espaço para compreensões distintas ou até mesmo incorretas.
3 – Faça uma reunião para apresentação das informações:
No dia a dia das empresas é bastante comum serem realizadas reuniões onde normalmente são discutidas questões internas da Instituição. E se sua Organização acabou de realizar um evento corporativo, saiba que é essencial o agendamento de um encontro para que o evento seja comentado, bem como sejam apresentados os resultados.
É importante fixar uma data entre as duas primeiras semanas após o evento e reserve para fazer a reunião de análise conjunta dos feedbacks, assim todas as informações estão frescas na memória de todos os participantes.
Outro ponto importante é: convide pelo menos um representante de cada departamento para acompanhar a reunião, e defina ainda as expectativas com antecedência. Se você quiser começar a encontrar resultados precisos, peça a todos que leiam as respostas e tirem algumas de suas próprias conclusões para que sejam discutidas no encontro.
4 – Chegue às conclusões sobre o evento corporativo realizado:
Após apurar todos os feedbacks e apresentá-los para os demais colaboradores, finalmente chegou a hora de saber: meu evento corporativo foi um sucesso? Para isso, busque responder perguntas como essas:
⦁ Como o evento ajudou a empresa a atingir os objetivos esperados?
⦁ Como o evento se encaminhou para a estratégia geral da empresa?
⦁ De que maneira o evento pode trazer retorno no futuro próximo da empresa?
Vale ressaltar que colocar o feedback dos participantes nesse tipo de contexto ajudará você a moldar a história de sucesso para todas as próximas edições de eventos corporativos que sua empresa venha realizar, assim você saberá o que deve evitar e o que deve continuar apostando para alcançar bons resultados ao longo do tempo.
Procurar manter um bom entrosamento com seus funcionários, clientes e empresas parceiras é uma boa forma de se manter ativo no mercado. Devemos ter em mente que quem é visto, sempre será lembrado.
Se você almeja boas parcerias e ampliar sua empresa, saiba que apostar em meios que ofereçam o estreitamente de relações com aqueles que são importantes para seu negócio é essencial.